menu-iconPortal AECweb

Projeto vencedor da Casa de Rui Barbosa é anunciado

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Concurso selecionou o melhor projeto para a construção de um prédio de alta tecnologia para abrigar o acervo de escritores brasileiros dos últimos séculos

04 de dezembro de 2013 - O projeto dos arquitetos Caio Calafate, Pedro Varella, Sergio Garcia e Fabiana Araújo venceu o concurso para a construção do prédio anexo da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, que vai abrigar o acervo da instituição. O vencedor, anunciado na noite da última segunda-feira, durante uma cerimônia na sede a IAB-RJ, ganhou o prêmio de R$ 35 mil de adiantamento e a garantia de contratação do projeto, no valor de R$ 1 milhão.

Lançado no dia 7 de outubro, o concurso teve como objetivo selecionar o melhor projeto para a construção de um prédio de alta tecnologia para abrigar o acervo de escritores brasileiros dos últimos séculos, além de uma sala de exposições. Das 91 equipes inscritas, 74 entregaram projetos.

O edifício receberá livros, documentos, filmes, conteúdo digital e outros objetos de nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Sabino, além do próprio Rui Barbosa, entre outros. Pedro Varella, um dos autores, explicou o projeto:

- A gente partiu de duas premissas básicas: primeiro, um diálogo com o ambiente urbano que contextualizasse o sítio em questão. Depois, achamos muito importante, para a execução desse projeto, um desenvolvimento construtivo que fosse extremamente coerente com a necessidade de se guardar peças tão importantes como as da Fundação Casa de Rui Barbosa - explicou.

O prédio anexo ocupará uma área de dois mil metros quadrados, no início da Rua Assunção, em Botafogo, e deve ser concluído nos próximos dois anos. O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo Florentino, explica a função da nova edificação, chamada de Centro de Preservação de Bens Culturais.

- O centro abrigará os acervos da instituição, bem como os serviços de preservação. A nova edificação vai abrigar ainda os acervos da Biblioteca São Clemente, do Arquivo Museu de Literatura Brasileira e do Arquivo Histórico e Institucional, além do Laboratório de Conservação e Restauração Documental e do Núcleo de Preservação. A edificação será para guarda, exposição e preservação de acervos - disse Florentino.

A diretora do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa, Ana Pessoa, destacou o empenho dos candidatos.

- A qualidade dos projetos foi muito boa. Foi prazeroso poder escolher uma proposta entre várias de elevada qualidade. Percebemos que os participantes se dedicaram de fato e estudaram a proposta - disse.

O coordenador do concurso, Romão Pereira, do IAB-RJ, destacou a participação expressiva de arquitetos de todo o país.

- Podemos dizer que o concurso foi um sucesso. Além do Sudeste, vários arquitetos das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste participaram da competição - explicou.

O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, comemorou o sucesso dos concursos nacionais de projeto promovidos pela entidade este ano, antecipando prováveis concursos de 2014.

- O Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha, reinaugurou a fase de concursos em âmbito federal. Para 2014, já está em negociação, no Rio, um concurso de projeto no Rio e outro em Brasília - adiantou o presidente.

Fonte: O Globo

 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: