Protocolo de Avaliação de Desempenho Térmico é sancionado pelo MDR
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Procedimentos padronizados serão adotados em simulações computacionais na avaliação de desempenho de sistemas construtivos habitacionais
O protocolo foi aprovado pelo Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (Fonte: Genitus Engenharia)
23/11/2021 | 11:29 – O Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, aprovou o Protocolo de Avaliação do Desempenho Térmico de Sistemas Construtivos para Habitações por Simulação Computacional.
O responsável pela análise e aprovação do protocolo foi Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação, que o assinou com base na Resolução 12, em 5 de novembro de 2021. Ela foi divulgada no Diário Oficial da União, em 18 de novembro.
O secretário aprovou, também, o modelo que estrutura as Fichas de Avaliação de Desempenho, para uniformizar as qualificações de sistemas construtivos. O objetivo do SiNAT (Sistema Nacional de Avaliações Técnicas de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais) é partir da regulamentação de desempenho térmico estabelecida entre diversas ITAs (Instituições Técnicas Avaliadoras).
A declaração institui procedimentos e simulações para estruturar o sistema, principalmente em relação às possibilidades de desempenho térmico em cada edificação. Assim, foi estabelecido que os novos projetos devem atender aos procedimentos descritos na Norma de Desempenho de Edificações.
Para ler o protocolo e o modelo das fichas de avaliação na íntegra, clique aqui.