PUC-SP recebe simpósio internacional sobre educação em Engenharia

Texto: Redação AECweb

Organizado pela Universidade do Minho (Portugal), o Project Approaches in Engineering Education – PAEE 2012 será realizado pela primeira vez na América Latina

25 de julho de 2012 - Realizado pela primeira vez na América Latina, o simpósio internacional Project Approaches in Engineering Education – PAEE 2012 reunirá entre os dias 26 e 27/7 professores de todo o mundo para debater as novas abordagens de projetos na educação em Engenharia. O evento, que acontece na PUC-SP (campus Consolação), permitirá compartilhar conhecimentos e experiências sobre uma ampla gama de métodos de aprendizagem ativa, com um forte foco na aprendizagem baseada em projetos.

Organizado anualmente pela Universidade do Minho (Portugal), pela Associação Ibero-Americana de Instituições de Ensino de Engenharia (ASIBEI) e pela European Society for Engineering Education, o PAEE 2012 contará com dois oradores convidados: a engenheira química Lueny Morell (gerente do Programa em Inovação Estratégica e Pesquisa dos Laboratórios da Hewlett Packard, membro de vários conselhos internacionais relacionados com Educação em Engenharia) e o professor Erik de Graaff (professor convidado da Universidade de Aalborg, Dinamarca, está envolvido no desenvolvimento de currículos em PBL desde 1979 e atualmente é editor-chefe da revista European Journal of Engineering Education).

Além das palestras de Lueny e de Graaff, o PAEE 2012 terá 10 sessões de apresentações orais de trabalhos e três workshops: Possibilities to integrate ESD (Education Sustainable Development) in engineering education projects, com a professora Aida Guerra (Aalborg University); Design-based learning to enhance engineering solutions, com a professora Sonia Gomez Puente (Eindhoven University of Technology, Holanda); e Designing and carrying out a PBL experience, com os professores Rui Lima, Anabela Alves, Rui Sousa (Universidade do Minho). O evento contará ainda com uma premiação para o melhor trabalho apresentado por estudante de graduação ou pós-graduação em Engenharia. Confira a programação completa em www.pucsp.br/eventos.

A Comissão Organizadora do PAEE 2012 no Brasil é composta pelos professores Luiz Carlos de Campos (diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, FCET), Ely Antonio Tadeu Dirani (coordenador de Pesquisa da PUC-SP) e Ana Lúcia Manrique (FCET/PUC-SP).

Fonte: PUC-SP