Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Quinta da Boa Vista é revitalizada para bicentenário da Independência

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Localizado na zona norte do Rio de Janeiro, o local foi residência da família real por 80 anos

foto da quinta da boa vista no rio de janeiro
Segundo o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, a previsão é que a reconstrução termine em 2027. Mas parte da reforma deve ser concluída a tempo das comemorações do bicentenário (Foto: Luis War/Shutterstock)

13/05/2022 | 13:47 – O Parque Quinta da Boa Vista, situado na região norte do Rio de Janeiro, será revitalizado em comemoração ao bicentenário da Independência. O local abrigou a residência da família real por 80 anos, até Dom Pedro II sair do país, em 1889. Agora, a área de lazer projetada entre 1869 e 1875 por Augusto François Marie Glaziou, junto do major Gomes Archer, ganhará uma série de reformas.

A revitalização irá abranger os monumentos, portões, calçadas, pontes, quadras esportivas, sistema de drenagem e banheiros, além da limpeza dos canais. As obras, iniciadas na última sexta-feira (13), custarão R$ 14,6 milhões — considerando apenas a porção interior do parque — e têm previsão de conclusão para o dia 6 de setembro.

A Quinta, como é conhecida, inclui o antigo palácio real (atual sede do Museu Nacional) e todo o terreno em volta do edifício. Também viveu ali Dom João VI, monarca que, de 1808 a 1821, governou o império português sediado no Rio de Janeiro, seguido de seu filho, Dom Pedro I — primeiro imperador brasileiro, que rompeu com Portugal e tornou o Brasil independente em 7 de setembro de 1822.

O antigo palácio real é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também tem enfrentado uma série de obras depois do grande incêndio que destruiu o edifício em setembro de 2018.

Segundo o diretor do Museu, Alexander Kellner, a previsão é que a reconstrução termine em 2027. Mas parte da reforma deve ser concluída a tempo das comemorações do bicentenário.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: