Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Reajuste de aluguel será em 6,95% em novembro

Texto: Redação AECweb

Em outubro, o índice sofreu variação mensal de 0,53%

01 de novembro de 2011 - Os contratos de locação residencial que têm como indexador o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, e reajuste previsto para novembro serão atualizados em 6,95%, referente à oscilação do indicador nos últimos 12 meses. “A variação é a menor de todos os acumulados de 12 meses registrados neste exercício”, comenta Roberto Akazawa, gerente do Departamento de Economia do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Em outubro, o índice sofreu variação mensal de 0,53%.

“A notícia interessa a todas as pessoas que mantêm contratos com reajuste anual atrelado a esse indicador, algo em torno de 90%”, diz Akazawa, que acredita que o reajuste deve ser aplicado de forma integral nos contratos que aniversariam em novembro e com pagamento previsto em dezembro.

Para facilitar o cálculo, pode-se multiplicar o valor do aluguel antes do reajuste pelo fator 1,0695. Um contrato com um aluguel de R$ 800,00 no período de novembro a outubro, multiplicado por 1,0695, passará a R$ 855,60. A sugestão do fator visa simplificar o cálculo. Nada impede que se calcule quanto representa a aplicação de 6,95% no valor do aluguel e somar o mesmo ao valor de locação. O resultado será o mesmo.

Fonte: Investimentos e Notícias

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: