Reunião do SindusCon-SP debaterá produtividade

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Debatedor será o professor Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, do Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP

18 de outubro de 2013 - "Produtividade na construção civil” é o tema do encontro empresarial que a Fiabci/Brasil e seu principal member SindusCon-SP realizarão em dia 31 de outubro, das 9h30 às 13h, incluindo brunch, na sede do sindicato (r. Dona Veridiana, 55 - São Paulo).

Para discorrer sobre o tema, apontar exemplos internacionais bem sucedidos e destacar o que de melhor está sendo feito na Coreia do Sul, fará palestra o arquiteto e designer William S. W. Cho, Design Director da Hyundai Architects and Engineers Associates. Haverá tradução simultânea.

O debatedor será o professor Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, do Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP e autor de diversos trabalhos sobre a produtividade no setor. Atualmente, ele coordena para a Caixa a revisão das composições de preços do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

William S. W. Cho pesquisou e trabalhou sobre o tema da produtividade nos Estados Unidos, onde viveu por 25 anos, e em outros países. Em viagens recentes, conheceu a construção civil e imobiliária em alguns países da América do Sul.

Os participantes debaterão como o setor da construção no Brasil tem trabalhado para dar conta da produção em alta, aliada à necessidade da busca da produtividade, que entre outros envolve fatores como capacitação e treinamento da mão de obra; metodologia de trabalho utilizada; layout do canteiro de obras; práticas gerenciais de controle; processos de produção; utilização de insumos, e estrutura organizacional da empresa.

Uma vez que a construção brasileira praticamente atingiu o nível máximo de contratação da mão de obra setorial, ela precisa trabalhar com produtividade elevada, indicador de sua eficiência.

Informações na secretaria da Fiabci/Brasil: eventos@fiabci.com.br ou (11) 5078-7778, com Mika Ito ou Priscila de Castro.

Fonte: Sinduscon-SP