menu-iconPortal AECweb

Revisão da Norma de Parede de Concreto entra em consulta nacional

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A Revisão foi elaborada pela Comissão de Estudo de Paredes de Concreto (ABNT/CE-002:123.005) e, quando aprovada, substituirá a versão de 2012

foto de uma construção com parede de concreto
A NBR 16055 determina requisitos básicos para o sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco (Foto: denisik11/Shutterstock)

18/08/2022 | 14:21 – O Projeto de Revisão da ABNT NBR 16055 “Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – Requisitos e procedimento” entrou em consulta nacional. O serviço permite que o cidadão acesse, visualize, imprima e apresente sugestões aos Projetos de Norma da ABNT e do Mercosul, de forma totalmente online, através do site.

O prazo para a revisão foi iniciado na última segunda-feira (15) e termina no próximo dia 13 de outubro. Elaborada pela Comissão de Estudo de Paredes de Concreto (ABNT/CE-002:123.005), a inspeção substituirá a versão de 2012 da norma.

A NBR 16055 determina requisitos básicos para o sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco. Até o momento, ela estipula a utilização de fôrmas removíveis e armaduras distribuídas em toda a parede (barras e fios de aço ou telas de aço soldadas), para qualquer número de pavimentos.

Vale salientar, ainda, que a norma se aplica às mais variadas edificações de concreto: das paredes submetidas à carga axial, com ou sem flexão, às concretadas com todos os elementos que farão parte da construção final, como detalhes de fachada (frisos, rebaixos), armaduras distribuídas e localizadas, instalações (elétricas e hidráulicas), quando embutidas, e elementos estruturais solidarizados.

Para monitorar o processo de avaliação da norma e manter os interessados informados das atualizações, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), divulga as reuniões que acontecerão no Portal de Normas Técnicas da entidade. Para acessá-lo e conferir não só os processos da revisão como informações desta e de outras Normas ABNT, clique aqui e faça o cadastro gratuito.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: