Revitalização da pista do aeroporto de Manaus entra na última etapa

Texto: Redação PE

A revitalização do pavimento da pista de pouso e decolagen do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, entraram na reta final de execução. A última etapa foi iniciada na semana passada. O término deve ocorrer no próximo dia 6.

Segundo a Infraero, a fase atual contempla a restauração do pavimento de um trecho de 600 metros, localizado próximo da cabeceira 28 da pista. Os trabalhos estão orçados em R$ 1 milhão.

Com as intervenções, realizadas diariamente das 5 às 11h, a cabeceira foi deslocada em 850 metros para as operações de pouso e decolagem, de forma a não causar impactos aos voos recebidos pelo aeroporto manauara.A pista do Aeroporto de Manaus tem 2.700 metros de comprimento e 45 metros de largura. Até a conclusão dos serviços, a área de utilização da pista será de 1.850 metros.

O terminal de passageiros está em obras desde novembro de 2011. Os trabalhos devem ser concluídos até o final deste ano. O inverstimento total é de R$ 444,46 milhões.

A capacidade do Eduardo Gomes passará de 6,4 milhões para 13,4 milhões de passageiros ao ano, com um aumento de 57,77 mil m² na área do terminal de passageiros, expandindo o espaço em cerca de 146%. O estacionamento do aeroporto, por sua vez, será ampliado em quase 167 mil m² e contará com 2,67 mil vagas. Também está prevista a instalação de duas novas pontes de embarque, 11 novas escadas rolantes, 15 novos elevadores e sete novas esteiras de restituição de bagagem.

fonte: Portal 2014