Rio encerra 2013 com alta de 7,56% no custo da construção

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Em dezembro, índice se manteve estável, com variação de 0,02%

06 de fevereiro de 2014 - O custo de construção no Rio de Janeiro encerrou o ano de 2013 com alta de 7,56%, segundo dados divulgados este semana pelo Sinduscon-Rio, que calcula o Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Em dezembro, o índice ficou praticamente estável, variando 0,02%.

De acordo com o sindicato, no último mês no ano passado, dos 25 insumos pesquisados, oito tiveram aumento e quatro deflação. Dos maiores aumentos registrados, a areia média (1,61%) e o bloco concreto (1,49%) pesaram mais. Já as principais deflações ficaram por conta do preço da bancada de pia de mármore (-1,39%) e da fechadura (-1,23%).

O CUB é calculado por metro quadrado para diversos tipos de construção, e é usado como base para o preenchimento da documentação do Memorial de Incorporação a ser apresentado ao Cartório de Registro de Imóveis.

Na semana passada, a Fundação Getulio Vargas divulgou que o Índice Nacional de Custo da Construção – Mensal (INCC-M) subiu 0,7% em janeiro no país, valor acima do registrado em dezembro, de 0,22%.

Fonte: O Globo