RJ deve finalizar até 2023 obras de saneamento da Baía de Guanabara
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Acordo firmado com o Gaema do MP-RJ permite a retomada das obras de troncos coletores para garantir a expansão do saneamento básico e a despoluição do entorno da baía
Obras irão beneficiar diretamente 1,5 milhão de pessoas que vivem nas regiões afetadas (Créditos: Arquivo/Agência Brasil)
16/07/2019 | 11:08 - O Governo do Rio de Janeiro e o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para retomar as obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara e do Programa de Despoluição.
O acordo prevê que o Estado finalize, até 2023, a implantação de quatro troncos coletores para garantir a expansão do saneamento básico e a despoluição do entorno da baía. Eles devem ficar nas seguintes regiões: Cidade Nova (fase 2), Faria Timbó, Manguinhos e Alcântara.
A previsão é de que a gestão estadual invista, ainda neste ano, R$ 106 milhões para o início do projeto e apresente o planejamento das reservas orçamentárias necessárias para prosseguir com os trabalhos nos próximos anos. As obras irão beneficiar diretamente 1,5 milhão de pessoas que vivem nas regiões afetadas.