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Rodoanel Norte terá licitação para conclusão de obras

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O decreto foi publicado no último sábado (22) e o edital de licitação poderá ser publicado nas próximas semanas

foto aérea do rodoanel mario covas em são paulo brasil
O investimento previsto na concessão é de R$ 3 bilhões (Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)

26/01/2022 | 15:09 – O trecho norte do Rodoanel Mário Covas está cada dia mais próximo de sua conclusão. No último sábado (22), o Governo de São Paulo publicou o decreto que autoriza a abertura de licitação para a conclusão do anel viário.

O investimento previsto na concessão é de R$ 3 bilhões, e o edital da licitação será publicado ainda nas próximas semanas pela ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).

A modalidade da concessão será a de concorrência internacional, e os serviços patrocinados irão abranger a ampliação, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para explorar o sistema rodoviário.

O trecho em construção foi denominado “Lote Rodoanel Norte” e será supervisionado pela ARTESP. O prazo da concessão será de 31 anos a partir da data de assinatura do contrato, e a empresa vencedora terá que concluir as obras físicas no local para, assim, ampliar a malha rodoviária. Ela também será a responsável pela administração, operação e manutenção da via.

“A concessão vai permitir a conclusão do Rodoanel Norte, que terá um papel importante para o crescimento econômico do Estado, redefinindo a plataforma logística de transportes e ampliando o escoamento da produção ao Porto de Santos”, comenta João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes.

As obras estão paralisadas desde dezembro de 2018, e é o último trecho pendente no anel viário. São 44 quilômetros de extensão no eixo principal, que passam pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos.

A conclusão das obras implica em 177 quilômetros de extensão, que foram desenvolvidos com o intuito de diminuir congestionamentos e liberar o trânsito interno nessas cidades. A concessão, como um todo, ganhou novos mecanismos contratuais, inovações tecnológicas nas prestações de serviços, verificação de projetos por meio de empresa certificadora, utilização da metodologia “International Road Assessment Programme”, emprego de sistema de gerenciamento de obras por meio de “Building Information Model”, adoção de sistemática free flow em trecho do Sistema Rodoviário e utilização de mecanismo de compartilhamento de risco de demanda.

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