menu-iconPortal AECweb

São Paulo se prepara para sediar a grande ‘feira do PAC’

Texto: Redação AECweb

Números da maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina confirmam a aposta do mercado nas obras de  infra-estrutura do Brasil e  América Latina

15 de abril de 2009 - A cidade de São Paulo vai sediar a principal vitrine do mercado de equipamentos da América Latina: a M&T EXPO 2009 – 7ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 5ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, marcada para a semana de 02 a 06 de junho e que, em meio a mais grave crise internacional dos últimos 80 anos, é a grande impulsora para o crescimento da infraestrutura na América Latina.

“Pela primeira vez os países latino americanos são vistos como parte da solução dos problemas gerados pela crise internacional, em função da enorme demanda de obras de infra-estrutura existentes e que devem ser atendidas nos países subdesenvolvidos”, diz o diretor de suprimentos e equipamentos da Construtora Andrade Gutierrez, Mário Humberto Marques. Segundo ele, possivelmente no período em que a feira vai acontecer as medidas para contornar a crise, tomadas pelos países desenvolvidos, começarão a surtir efeito o que deve provocar uma retomada no crescimento antes mesmo do final do ano.

A poucos meses de abrir suas portas, seus números impressionam e superam todas as expectativas do ponto de vista comercial e de ocupação de estandes. Prova disso é a enorme procura por espaços que, apesar das avalanches econômicas, está 100% comercializada desde novembro.

Ao todo, a M&T EXPO terá 52 mil metros quadrados, 395 expositores e 480 marcas. Além das multinacionais já instaladas no Brasil, há expositores de 18 países. Os asiáticos ocupam 20% do espaço total, 15% a mais em relação à última edição, o que demonstra que estão efetivamente de olho nas possibilidades do mercado brasileiro. “Para chegar nesse volume de área comercializada tivemos que abrir mais três pavilhões”, destaca Afonso Mamede, presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, responsável pela realização da M&T EXPO.

Entre os principais expositores, destacam-se empresas como Caterpillar, Volvo, Komatsu, Hyundai, Case, New Holland, Terex, Scania, Dynapac, Goodyear, Cummins, Metso Minerals, Ciber e Randon.

A apresentação de tecnologias mundiais que agregam produtividade, rapidez e segurança às obras é um dos principais atrativos. O superintendente de aquisição de equipamentos da Odebrecht, Paulo Oscar Auler Neto, destaca a importância da feira para as construtoras. “No passado para conhecer um equipamento asiático, por exemplo, éramos obrigados a sair do país. Com a grandeza da M&T EXPO, hoje, estaremos em contato aqui no Brasil com o que existe de mais moderno na engenharia de equipamentos mundial”, diz.

O líder de equipamentos da construtora OAS, Juraci Souza, também mostra otimismo quanto a possíveis negócios gerados no evento. “Acreditamos que no mês de junho a situação econômica mundial estará mais estável, o que nos dará grandes oportunidades de negócios com os fornecedores, na feira”, diz.

Crescimento
De acordo com a Sobratema, o crescimento de 25% em relação à edição de 2006 (a feira acontece a cada três anos) e a mobilização do mercado para sua realização mostra a certeza que as empresas brasileiras e estrangeiras têm na continuidade das obras, na ampliação do mercado e nos negócios a serem gerados a partir do evento.

Os organizadores estimam que o número de visitantes ultrapasse a casa dos 40 mil, oriundos de toda a América Latina. “Para alcançar esta marca um intenso trabalho de comunicação tem sido desenvolvido. A feira ganhou um novo projeto visual e se apresenta como a super máquina do desenvolvimento em diversos anúncios distribuídos pelos principais veículos especializados ao redor do mundo”, explica Afonso Mamede.

A confiança que a M&T EXPOo será estratégica para fomentar negócios em período de crise já provoca ansiedade nos expositores. “Apresentaremos, no mínimo, dois importantes lançamentos na feira”, ressalta o presidente da Dynapac, Paulo de Almeida Barros.

“A expectativa é muito grande, reservamos uma área de 6.300 metros quadrados”, diz o presidente da Volvo CE Latin America, Yoshio Kawakami. Segundo ele, não faltarão lançamentos nem o tradicional show de máquinas que a empresa realiza na área externa.

O diretor presidente da Ciber Equipamento Rodoviários, Walter Rauen, ressalta a importância deste evento para o mercado latino-americano: “Esta edição acontece num momento adequado para mostrar que a crise não parou a América Latina, que é a melhor oportunidade para investimentos” diz ele.

Onda verde e América Latina
Outra grande novidade torna a M&T EXPO 2009 a primeira feira do setor em todo o mundo totalmente integrada aos conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Orientados por consultorias ambientais e Ongs internacionais, os organizadores elegeram uma série de medidas capazes de reduzir ao máximo os impactos ambientais gerados por uma feira desse porte. Os expositores serão incentivados a separar lixo, adequar o projeto do estande de forma que minimize o uso de ar condicionado, entre outras coisas. As empresas que participarem dessas ações terão em seus estandes selos da Key Associados e da SOS Mata Atlântica.

Ainda durante a feira acontecerão outros dois importantes eventos: o ELACOM – Encontro Latino Americano da Construção e Mineração, que terá Sustentabilidade como tema principal e vai reunir palestrantes das principais associações do setor; e o Prêmio Locação & Mercado criado pela Revista Apelmat, da Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem e Ar Comprimido, uma premiação inédita para dar reconhecimento à importância do setor de locação no contexto do setor de construção e obras de infra-estrutura.

Serviço:

M&T EXPO 2009
Data:
de 02 a 06 de junho de 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo, Brasil
Informações: (11) 3662 4159
Site: http://www.mtexpo.com.br

Fonte: Timepress Comunicação Empresarial

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: