Secovi doa à Prefeitura de SP projeto urbanístico de Jaime Lerner
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Proposta elaborada pelo arquiteto e ex-prefeito de Curitiba inclui boulevares nas grandes avenidas do centro de São Paulo, construção de edifícios mistos, melhora da iluminação e mobilidade
De acordo com João Dória, prefeito da cidade, as propostas serão consideradas e executadas no plano de requalificação da cidade (crédito: Filipe Frazao/shutterstock)
03/10/2017 | 12:55 – Contratado pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados entregou à prefeitura de São Paulo o projeto Centro Novo, que propõe uma requalificação urbana em uma área que contempla as regiões da Praça Júlio Prestes, Estação da Luz, Parque Dom Pedro, Mercado Municipal, Santa Cecília, Largo do Arouche, Praça da República e Praça Roosevelt.
Como a região já possui uma série de espaços culturais, uma das propostas é potencializar economicamente esses lugares, com a criação de áreas residenciais, artísticas, espaços de coworking, incubadoras, além da extensão de horário para as atividades de “economia noturna” que promovam a vivência após o horário comercial.
A preocupação com o “esvaziamento” do centro durante a noite também motivou a inclusão de bulevares planejados – que compreende melhoria das calçadas, arborização, iluminação, acessibilidade e mobiliário urbano – e edifícios mistos, de uso residencial e comercial, no projeto Centro Novo. Já para a mobilidade, foi proposto um modelo de transporte que interligasse os principais marcos referenciais do centro e a malha de transportes públicos no entorno, como metrô, ônibus e trem.
De acordo com o prefeito da cidade, João Dória, a prefeitura já está desenvolvendo os preparativos para esse tipo de mudança e contará com a ajuda da iniciativa privada. Não há previsão para a conclusão dos trabalhos.
Leia também:
Prefeitura e Eletropaulo vão enterrar fios em bairros de São Paulo