Secovi-SP filia-se a órgão da ONU que discute sustentabilidade em edificações

Texto: Redação AECweb

Sindicato é a terceira entidade brasileira a se unir ao SBCI e pretende difundir para seus associados ações implementadas em todo o mundo

12 de abril de 2011 - O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) acaba de se filiar ao SBCI (da sigla em inglês Sustainable Buildings and Climate Initiative), iniciativa do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), da ONU. No Brasil, é o terceiro associado, ao lado do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e da Prefeitura de São Paulo.

O SBCI congrega os stakeholders chaves do setor imobiliário (indústria, negócios, governo, autoridades locais, instituições de pesquisa, universidades, especialistas e ONGs) e trata especificamente da sustentabilidade em assuntos relacionados à edificação e ocupação urbana, especialmente no que diz respeito às alterações climáticas, trabalhando para promover as melhores práticas na área mundialmente.

"O SBCI é um projeto de peso e de importância mundial nas questões de sustentabilidade. É de grande relevância para o Secovi-SP juntar-se a esse grupo e participar de suas discussões", avalia Hamilton de França Leite Junior, diretor de Sustentabilidade do Secovi-SP.

O diretor enfatiza que o Sindicato tem o papel de buscar ações que estão sendo implementadas pelo mundo e disseminar estas informações ao mercado imobiliário interno. "Estar no SBCI é uma forma de ter contato direto e acesso a profissionais e organizações do mundo inteiro", diz. "Podemos aprender e contribuir para a elaboração de políticas, estratégias e ferramentas que o SBCI produz."

O projeto do Pnuma organiza duas reuniões anuais em diferentes países com todos os seus membros e o Secovi-SP vai se candidatar para sediar um dos encontros de 2012.

Fonte: Guia Construir e Reformar - SP