Secretaria Nacional de Aviação Civil aprova plano para implantação do BIM
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O documento estabelece o planejamento para a adoção da tecnologia nas obras executadas no setor aeroportuário
O Plano de Implantação e Implementação do BIM tem duas partes (Foto: Den Rise/shutterstock)
26/01/2023 | 12:02 — Em portaria publicada no Diário Oficial da União, na última terça-feira (24), a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) aprovou o Plano de Implantação e Implementação do BIM. O documento estabelece o planejamento para a adoção da tecnologia nas obras executadas no setor aeroportuário, além de registrar os trabalhos realizados recentemente e apresentar o roteiro para manter a continuidade da mudança metodológica esperada no Brasil.
Leia também
• O que é uma biblioteca BIM?
• Como utilizar o BIM em projeto estrutural?
• O que é gêmeo digital e como aplicar na construção civil?
O plano é dividido em duas partes, sendo que na primeira estão os objetivos que devem ser alcançados com a adoção do BIM e o respectivo alinhamento com a estratégia nacional, a estratégia organizacional do MInfra e a estratégia BIM BR. Apresenta, ainda, o diagnóstico sobre o nível de maturidade (levantamento realizado entre 2020 e 2021) que identificou a situação da equipe quanto a questões como pessoas, infraestrutura tecnológica e processos.
Já na segunda parte do plano está detalhada a execução do planejamento realizado na primeira. São apresentados, por exemplo, os dados sobre a incorporação das ações, documentações e processos na Coordenação Geral de Projetos Aeroportuários da SAC.
O documento destaca que a adoção do BIM será gradativa para melhorar a condução na mudança cultural e nos fluxos de trabalho. Para isso, adota uma série de estratégias para alcançar objetivos como a expansão da base de informações de projetos aeroportuários, o aumento na acurácia de orçamentos e o desenvolvimento mais realista dos planos de obras.
A íntegra do Plano de Implantação e Implementação do BIM está disponível aqui.