Senai-SP abrirá 60 mil vagas em cursos para profissionais da construção
Cursos serão oferecidos gratuitamente em 51 unidades da instituição. Entidade estima abertura de 50.400 vagas de trabalho no estado
12 de abril de 2010 - O Senai-SP abrirá 60 mil vagas em cursos de capacitação até o final deste ano para profissionais da construção civil. As vagas são para suprir o déficit habitacional de moradias de 1,13 milhão em São Paulo e para novos investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016.
Para este ano, a entidade estima expansão de 8% no nível de atividade no país, o que representa a criação de 180 mil novos empregos. No estado de São Paulo, que absorve 28% dessa demanda, são esperados 50.400 novos profissionais.
As vagas oferecidas pelo Senai-SP serão direcionadas à preparação de mão de obra básica nas ocupações de pedreiro assentador, pedreiro revestidor/azulejista, instalador hidráulico/encanador, pintor de obras, carpinteiro, instalador de painéis de vedação em gesso acartonado (drywall), leitura e interpretação de desenho de projetos de obras civis e eletricista instalador.
Os cursos de qualificação, a exemplo de pintor de obras e instalador hidráulico, têm carga horária mínima de 160 horas, e os programas voltados ao aperfeiçoamento ou especialização, caso da ocupação de pedreiro revestidor e instalador de painéis, duração variável de 40 a 80 horas. As aulas serão ministradas nas escolas do Senai-SP participantes e em espaços cedidos por prefeituras parceiras.
Fonte: G1