Senai-SP abrirá 60 mil vagas em cursos para profissionais da construção

Texto: Redação AECweb

Cursos serão oferecidos gratuitamente em 51 unidades da instituição. Entidade estima abertura de 50.400 vagas de trabalho no estado

12 de abril de 2010 - O Senai-SP abrirá 60 mil vagas em cursos de capacitação até o final deste ano para profissionais da construção civil. As vagas são para suprir o déficit habitacional de moradias de 1,13 milhão em São Paulo e para novos investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016.

Para este ano, a entidade estima expansão de 8% no nível de atividade no país, o que representa a criação de 180 mil novos empregos. No estado de São Paulo, que absorve 28% dessa demanda, são esperados 50.400 novos profissionais.

As vagas oferecidas pelo Senai-SP serão direcionadas à preparação de mão de obra básica nas ocupações de pedreiro assentador, pedreiro revestidor/azulejista, instalador hidráulico/encanador, pintor de obras, carpinteiro, instalador de painéis de vedação em gesso acartonado (drywall), leitura e interpretação de desenho de projetos de obras civis e eletricista instalador.

Os cursos de qualificação, a exemplo de pintor de obras e instalador hidráulico, têm carga horária mínima de 160 horas, e os programas voltados ao aperfeiçoamento ou especialização, caso da ocupação de pedreiro revestidor e instalador de painéis, duração variável de 40 a 80 horas. As aulas serão ministradas nas escolas do Senai-SP participantes e em espaços cedidos por prefeituras parceiras.

Fonte: G1