menu-iconPortal AECweb

Senna Tower: conheça o maior residencial supertall do mundo

Texto: Vinícius Veloso

Empreendimento será construído em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e receberá investimento de cerca de R$ 3 bilhões

Perspectiva da Senna Tower construída no litoral de Balneário Camboriú(Foto: Divulgação/FG Empreendimentos)

18/09/2024 | 10:00 — Com mais de 500 metros de altura, a Senna Tower se tornará o maior arranha-céu residencial do mundo. Sob responsabilidade da FG Empreendimentos, o projeto será executado em Balneário Camboriú (SC) e receberá investimentos de cerca de R$ 3 bi. A edificação já tem a Licença de Implantação Ambiental (LAI) e as aprovações do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e da Prefeitura. Assim, seu lançamento está previsto para o quarto trimestre de 2024.

Clique aqui, siga o canal do Portal AECweb no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre construção civil no seu celular.

A supertall (edifícios com mais de 300 metros) tem conceito assinado pela antropóloga e artista plástica Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna, piloto tricampeão da Fórmula 1. “Toda grande história começa com uma jornada. Uma jornada de descoberta, crescimento e transformação”, afirma Lalalli, explicando que a Senna Tower será obra de arte com proporções monumentais e o objetivo de se tornar um símbolo capaz de inspirar a busca pela superação das nossas limitações para expressar o que existe de grandioso dentro de nós.

“A torre tem esta forma arquitetônica justamente para simbolizar a trajetória heroica de superação em direção aos nossos ideais e a manifestação do nosso potencial profundo”, diz.

A Senna Tower terá 228 unidades, sendo duas coberturas triplex com 903 m², quatro coberturas duplex com 600 m², 18 mansões suspensas de 420 a 563 m², além de 204 apartamentos de até 400 m². Haverá, ainda, seis andares privados para lazer e Roof Top exclusivo para o residencial. Os pavimentos serão interligados por oito elevadores de ultravelocidade. Além disso, o projeto contará com Tuned Mass Damper (TMD) — elemento usado em altas estruturas para reduzir a amplitude de vibrações provocadas externamente.

O TMD reduz o movimento geral de edificações muito altas, evitando o desconforto dos ocupantes nos andares elevados. A tecnologia foi usada, por exemplo, nos prédios Taipei 101 (Taiwan), Citigroup Center (EUA), Shanghai Tower (China) e Bitexco Financial Tower (Vietnã).

O empreendimento será o primeiro no país a receber o TMD. Também deve ser pioneiro entre os residenciais supertall do mundo a conquistar a certificação LEED Platinum.

Arranha-céu residencial mais alto do mundo

A Senna Tower, com mais de 500 metros de altura, será o maior arranha-céu residencial do mundo. Atualmente, esse título pertence ao Steinway Tower, localizado em Nova York (EUA) e que tem 435,3 metros — de acordo com o ranking do The Skyscrapper Center.

No Brasil, o mais alto empreendimento do tipo é o Yachthouse by Pininfarina Tower 2, também construído em Balneário Camboriú e que tem 294,1 metros. A cidade catarinense, inclusive, possui oito dos 10 maiores prédios do país.

De acordo com Jean Graciola, cofundador e presidente da FG Empreendimentos, o projeto envolve grandes nomes da engenharia e da arquitetura mundial. “O que garante soluções de excelência, numa estrutura com mais de 500 metros de altura”, complementa.

Praia de Balneário Camboriú com a Senna Tower se destacando pela altura(Foto: Divulgação/FG Empreendimentos)

Marca Senna x mercado imobiliário

Para Bianca Senna, CEO da Senna Brands — empresa responsável por gerenciar as marcas do piloto — o empreendimento mudará paradigmas nos projetos de empreendimentos imobiliários co-branded. “Será o primeiro criado para ser um monumento que visa se transformar em um símbolo de superação e inspiração”, ressalta.

“A chegada da Marca Senna ao mercado imobiliário materializa o espírito de Ayrton em uma obra-prima arquitetônica, um legado que transcende gerações”, conclui Bianca.

Área de lazer com piscina na Senna Tower(Foto: Divulgação/FG Empreendimentos)
Entrada da Senna Tower com carro de luxo estacionado na rua(Foto: Divulgação/FG Empreendimentos)
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: