Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Sindicato reforça campanha contra acidente em obras

Texto: Redação AECweb

Sintracon lançará pesquisa com o perfil do trabalhador da construção civil e as principais causas dos acidentes

27 de julho de 2009 - O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) anunciou que intensificará campanha por melhores condições de segurança para o trabalhador da construção civil.

Em nota, a entidade também lamentou a 11ª morte de um trabalhador em canteiro de obra na capital paulista desde o início do ano. O acidente ocorreu quando um pedreiro foi atingido por uma caixa dágua de concreto e soterrado em seguida por escombros de um prédio que estava sendo demolido no bairro Jaraguá, zona oeste da cidade.

O presidente do Sintracon, Antonio de Sousa Ramalho, afirmou estar indignado e triste com mais uma morte em canteiro de obra. "Diretores de base do nosso Sindicato estiveram no local, mas o acesso foi negado. Assim está a coisa no nosso setor. Além de falta de responsabilidade, o patrão esconde fatos pensando em lucrar com a impunidade", disse Ramalho.

O sindicato vai lançar no próximo dia 5, na sede da entidade, uma pesquisa com o perfil do trabalhador da construção civil e as principais causas dos acidentes.

"A partir desse lançamento, daremos um prazo de 60 dias para as construtoras adequarem suas instalações às normas regulamentadoras. Em outubro, diante de qualquer tipo de acidente nos canteiros de obras, nosso sindicato responderá com greve por tempo indeterminado em todas as obras da empresa responsável pelo canteiro de obra onde ocorrer o acidente. Queremos uma política nacional de Segurança e Saúde do Trabalho com dados idôneos, e não maquiada", disse Antônio.

Fonte: Agência Estado – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: