Sinduscon analisa práticas ambientais de edifícios no Brasil

Texto: Redação AECweb

Objetivo é refletir sobre a agenda de sustentabilidade nos locais onde estão sendo feitas as obras, diz assessora do programa

20 de maio de 2011 - Normas relacionadas à construção, sistemas de avaliação e códigos de obras em tempos de preocupação com mudanças climáticas e conservação ambiental passam por mudanças em todo o mundo e o Brasil acompanha a tendência. Para avaliar essas mudanças, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de São Paulo, promove no dia 23 um seminário internacional de avaliação ambiental de edifícios com a participação de empresas certificadoras e especialistas, voltado para análise das certificações ambientais e do ciclo de vida dos produtos.

"O objetivo é refletir sobre a agenda de sustentabilidade nos locais onde estão sendo feitas as obras", afirma a arquiteta Vanessa Gomes, assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep). "É preciso regionalizar os programas de acordo com a região e enfrentar os problemas de forma prática", afirma. Ela acredita que o Brasil avançou na área dos edifícios verdes e das certificações, mas o esforço ainda está concentrado em poucas regiões. "Não se pode dizer ainda que a mudança é generalizada", diz.

Fonte: Brasil Econômico