Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Sinduscon intensifica prevenção a acidentes

Texto: Redação AECweb

Sindicato abre projeto para conscientizar os trabalhadores das empresas associadas na segurança do trabalho

03 de agosto de 2010 - Por ocasião do Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, lembrado no último dia 27, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Sergio Watanabe, anunciou o calendário 2010 de realização da Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes), que começará em 1º de setembro, na Regional Ribeirão Preto do Sinduscon-SP e percorrerá as demais Regionais do sindicato no Estado de São Paulo até chegar à Capital, em 1º de dezembro.

A Megasipat, que acontece há 11 anos, no segundo semestre na Capital e nas nove Regionais do Sinduscon-SP no Estado de São Paulo, é uma das principais ações do sindicato em prol da saúde e da segurança do trabalho, bem como da qualidade de vida do trabalhador da construção.

Ao longo destes anos, o evento já atingiu 13.586 trabalhadores, que se tornaram multiplicadores das práticas prevencionistas em 1869 construtoras filiadas ao sindicato.

O projeto, que conta com a parceria do Sesi, Senai, Seconci e apoiadores, tem por meta conscientizar os trabalhadores das empresas associadas para as questões relativas ao universo da segurança do trabalho. Durante um dia inteiro de atividades e palestras lúdicas, as ações ajudam a desenvolver uma mentalidade prevencionista, despertando o interesse dos funcionários de uma empresa e de seus familiares para evitar acidentes do trabalho.

Ação cotidiana

Segundo o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa, todo dia é de prevenção de acidentes no Sinduscon-SP. Por isso a entidade também promove o PSS (Programa Sinduscon-SP de Segurança), que disponibiliza técnicos de Segurança do Trabalho às empresas associadas ao sindicato, com o objetivo de orientá-las na aplicação dos procedimentos incluídos na NR 18 (Norma Regulamentadora que dispõe sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil). A adesão é espontânea, gratuita e por empresa.

Em parceria com o Senai-SP, o PSS vem desenvolvendo há cinco anos ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados e contribuindo para a melhoria, proteção, saúde do trabalhador e das condições de meio ambiente do trabalho nos canteiros de obra.

Paralelamente, o Sinduscon-SP empenha-se em várias outras ações setoriais, como nas parceiras com a entidade Trabalho e Vida para a realização de seminários sobre saúde, segurança e qualidade de vida e com o Seconci (Serviço Social da Construção Civil) para a confecção e a orientação aos trabalhadores do uso correto do protetor solar nos canteiros de obra.

O Sinduscon-SP também divulga artigos sobre saúde e segurança do trabalho na Revista Noticias da Construção e atua fortemente junto ao governo e trabalhadores nas reuniões do CPR-NR 18 e do CPN-NR18 (Conselhos Permanentes Regionais e Nacional da NR 18), além de ser o interlocutor nas negociações trabalhistas com os sindicatos dos trabalhadores. No próximo dia 6 de agosto, o vice-presidente Haruo Ishikawa assumirá a coordenação nacional da CPN-NR 18.

Fonte: CruzeiroNet - SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: