SindusCon-SP e SMA promoverão evento sobre resíduos sólidos

Texto: Redação AECweb

Evento pretende incentivar a melhoria da gestão dos resíduos no setor da construção

11 de maio de 2012 - O tema "Resíduos da Construção Civil – Soluções e Oportunidades" deverá reunir especialistas, entidades de classe e autoridades do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo no próximo dia 17, entre as 13h e 17h30. Numa iniciativa conjunta entre o SindusCon-SP e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), o evento pretende incentivar a melhoria da gestão dos resíduos no setor da construção.

André Aranha Campos, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP, fará o lançamento da publicação "Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo", um levantamento da situação da implementação da gestão de resíduos da construção no Estado, feito por meio de uma pesquisa desenvolvida pelo SindusCon-SP com 348 municípios do Estado.

O evento, que contará com a participação do secretário adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek, e do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, acontecerá em meio à expectativa pela divulgação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estipula metas para os diferentes setores darem destinação adequada a seus resíduos, incluindo, no caso do setor da construção, metas para que os municípios implantem Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs), recicladoras e aterros para receber os resíduos inertes da construção. Com isto, são diversas as iniciativas distribuídas pelo Brasil, que visam cumprir as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além da recém-atualizada Resolução Conama 307, que traz prazos a serem cumpridos pelos municípios e geradores.

Com o objetivo de colaborar para essa discussão e apresentar avanços e soluções desse setor na gestão de resíduos, os palestrantes apresentarão bons exemplos, além de debaterem sobre os desafios do setor da construção civil para o cumprimento das metas estabelecidas pela PNRS. Entre os especialistas estão Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, que apresentará exemplos de gestão de resíduos sólidos pelos grandes geradores.

Estarão presentes também representantes de diversos órgãos públicos, como Flavio de Miranda Ribeiro, assessor técnico do Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e João Luiz Potenza, diretor do Centro de Projetos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre outros.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo site www.anggulo.com.br/rcc/index.html.

Fonte: Sinduscon - SP