Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

SindusCon-SP verá eficiência energética na Alemanha

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Entidade participará da Missão Técnica “Eficiência Energética em Edifícios”

12/04/2013 - O vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos Neto, representará a entidade na Missão Técnica “Eficiência Energética em Edifícios”, que irá à Alemanha de 21 a 28 de abril, a convite da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GMBH, por ordem do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).

A GIZ é a agência de cooperação do governo alemão designada para implementar os programas e projetos relacionados em parceria com instituições brasileiras, com base no acordo básico de cooperação técnica de 1996 e no acordo de cooperação no Setor de Energia de 2008, assinados por Brasil e Alemanha para a colaboração na consolidação das fontes de energia renováveis e eficiência energética na matriz energética brasileira.

GIZ realizará esta Missão Técnica à Alemanha no âmbito de sua parceria com a Caixa.

A agenda da viagem prevê compromissos em Frankfurt, Munique e Freiburg.

O objetivo maior da Missão Técnica é demonstrar soluções tecnológicas e institucionais e experiências exitosas nessa área na Alemanha para fomentar a troca de experiências entre os dois países, especialmente que tenham interesse para a área da habitação de interesse social.

Entre as visitas estão previstas idas a sede mundial da GIZ e ao Banco KfW, onde haverá um debate sobre sua experiência na Europa e no Mundo em relação ao financiamento de medidas de eficiência energética em edifícios.

Uma visita guiada ao edifício-sede do KfW revelará o modelo de retrofit em edifício comercial, vencedor do prêmio “Best Tall Building Award” do Conselho Internacional de Prédios e Habitação Urbana (CTBUH) em 2011.

Um jantar no dia 23 no Passiv House Institut, Darmstadt, terá como foco a arquitetura bioclimática passiva. O instituto é referência mundial em arquitetura passiva/ bioclimática.

Reuniões com equipes da Universidade Técnica de Munique (TU München), da Sociedade Alemã para a Construção Sustentável (DNGB), do Fraunhofer Building Innovation Alliance e do International Initiative for a Sustainable Built Environment (iiSBE) estão programadas.

Em Freiburg, um encontro com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade fará a troca de experiências com gestores locais sobre a política de sustentabilidade integrada do município para os temas energia, resíduos e mobilidade urbana. Outro encontro com representantes do Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (ISE), centro de vanguarda mundial na pesquisa aplicada de sistemas solares, também acontecerá em Freiburg.

Fonte: Sinduscon – SP

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: