SP: Custo da construção sobe 7,29% em 2012

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Resultado ficou abaixo do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M)


08 de janeiro de 2013 - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo avançou 7,29% em 2012 e encerrou o ano em R$ 1.024,77 por metro quadrado.

O indicador, calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), reflete a variação dos custos para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Por segmento, as despesas com materiais de construção subiram 3,71%, os custos com mão de obra aumentaram 10,06% e os salários dos engenheiros cresceram 8,09% no ano passado.

O resultado ficou abaixo do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), de 7,82% no ano passado. Entre os insumos que superaram o índice estão a alimentação tipo marmitex, com alta de 10,9%, e a massa pronta para reboco externo com impermeabilizante, que subiu 8%.

Dezembro

No último mês do ano, o custo unitário básico ficou praticamente estável, com leve avanço de 0,04%, ante novembro. Dos três itens que compõem seu cálculo, os gastos com materiais de construção subiram 0,09%, enquanto as despesas com a mão de obra e os salários dos engenheiros permaneceram estáveis.

No período, dos 41 insumos da construção pesquisados, apenas a tinta látex branca PVA e a fechadura ‘tráfego moderado’ variaram acima do IGP-M. O índice registrou alta de 0,68% no mês.

Fonte: Valor