SP faz acordo com grupo chinês interessado em obras de mobilidade

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Empresa CR20 deve participar das licitações de três projetos de infraestrutura, entre eles a linha 6-laranja do metrô de São Paulo e a ferrovia intercidades


Segundo o governo estadual, além da CR20, outros quatro grandes grupos de investidores internacionais devem disputar os projetos (Créditos: divulgação/ TCE-SP)

14/08/2019 | 10:42 - O Governo do Estado de São Paulo firmou protocolo de intenções com a empresa chinesa CR20, subsidiária da China Railway Construction Corporation (CRCC), considerada uma das maiores companhias de engenharia e construção do mundo. O documento manifesta o interesse da subsidiária em participar das licitações de três projetos de infraestrutura no Estado: a linha 6-laranja do metrô de São Paulo, a despoluição do Rio Pinheiros e a ferrovia intercidades.

A licitação da Linha 6 pode ocorrer ainda no mês de agosto, enquanto o projeto de despoluição do Rio Pinheiros deve ser concluído no próximo ano. Já a licitação do trem intercidades está prevista para acontecer até o fim do primeiro trimestre de 2020.

Segundo o governo estadual, além da CR20, outros quatro grandes grupos de investidores internacionais devem disputar os três projetos. O valor de arrecadação com os empreendimentos será definido apenas ao término da licitação, entretanto, a previsão da gestão paulista é de que o rendimento seja de aproximadamente R$ 22 bilhões.

A assinatura do protocolo de intenções entre a administração de São Paulo e a CR20 foi realizada durante passagem do Governador João Doria à China. A visita faz parte de uma missão empresarial organizada pela InvestSP para buscar investimentos ao Estado de São Paulo.

Leia também:

Avançar Cidades contempla obras de mobilidade urbana em 21 municípios

Projeto do Rio São Francisco terá leilão de energia renovável