Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Sul de Minas Gerais receberá o terceiro maior centro logístico do país

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com arquitetura moderna baseada nos conceitos internacionais de sustentabilidade, os galpões contarão com sistema de reúso de água e geração de energia fotovoltaica

Centro logístico Extrema Minaas Gerais
O projeto pretende movimentar R$ 750 milhões (Foto: Divulgação/Indi)

15/10/2021 | 12:03 – O município de Extrema, localizado na região sul de Minas Gerais, receberá o terceiro maior centro logístico do Brasil. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, na última quarta-feira (13). O projeto pretende movimentar R$ 750 milhões e deve criar cerca de 6,5 mil empregos diretos. Segundo o poder público, serão estabelecidos dois parques logísticos de e-commerce, somando oito galpões construídos em 400 mil metros de Área Bruta Locável (ABL) — dimensão que corresponde a 38 campos de futebol.

Os condomínios que abrigarão os empreendimentos encontram-se em construção, sendo que o primeiro galpão do projeto 1 deve ser entregue ainda neste mês de outubro. Já os galpões do projeto 2 serão concluídos até meados de 2022. O protocolo de formalização do investimento foi assinado, e o projeto segue em implantação por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi).

Com arquitetura moderna baseada nos conceitos internacionais de sustentabilidade, os galpões contarão com sistema de reúso de água e geração de energia fotovoltaica. Assinado pelo arquiteto Alcindo Dell’Agnese, o projeto será executado pela construtora Diase.

Localização privilegiada

A cidade de Extrema possui localização privilegiada, oferecendo acesso exclusivo à rodovia Fernão Dias e a pontos de conexão a grandes centros consumidores. Para Adriano Carvalho, diretor de Atração de Investimentos do Indi, o projeto irá consolidar o município como importante centro logístico do comércio eletrônico de Minas Gerais e do Brasil.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Extrema é a cidade que mais gerou novos empregos na região sul do Estado. Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, foram 3.636 postos de trabalho.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: