Sustentabilidade em alta na feira de revestimentos de SP
Reciclagem e tecnologia como aliados da indústria da construção
05 de março de 2012 - Sustentabilidade como um caminho sem volta. A partir desta terça-feira, acontece, em São Paulo, a Expo Revestir, feira de revestimentos, louças e materiais sanitários, que, comemorando dez anos, cresce com expositores que lançam tanto materiais mais sustentáveis quanto tecnologias que ajudam a economizar água e energia.
- Nas últimas edições, a sustentabilidade vem aparecendo como uma das grandes tendências. O setor de louças e metais sanitários tem investido em novos produtos que economizam água e energia, muitas vezes trabalhando até com nanotecnologia - destaca Antônio Carlos Kieling, presidente da Expo Revestir, acrescentando que a feira, que contará com 230 expositores, tem como expectativa movimentar cerca de R$ 300 milhões.
Um exemplo é a torneira Self-power, da fabricante Toto. Um microssensor automático localizado na ponta de sua bica permite acionar uma quantidade mínima de água. Além disso, a energia necessária para o seu funcionamento vem de um gerador que utiliza a força do movimento da água para gerá-la.
- As empresas estão percebendo que a sustentabilidade é o caminho. Praticamente todas têm buscado soluções nessa direção - diz Kieling.
No setor de revestimentos, também há muitas novidades. A Lepri está lançando três novas linhas, todas fabricadas a partir de fluorescentes reciclados, telas de TVs e monitores. Algumas peças até parecem feitas de metal e há opções em cores diversas. Já a portuguesa Valchromat apresenta um painel em fibras de madeira, composto por corantes orgânicos, resistente à umidade e que pode ser usado tanto como re-vestimento de pisos e paredes como em portas.
- Estamos nos movimentando para definir como vamos tornar o setor cerâmico sustentável, levando-se em conta não só questões como os resíduos, mas também as sociais - conclui Kieling.
Fonte: O Globo