Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Tecnologia das multifios em máquinas de corte é destaque

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Profissionais e empresários do setor de rochas ornamentais vão poder conferir na Cachoeiro Stone Fair 2013 máquinas de última geração para aumentar ganhos na indústria

Tecnologia das multifios em máquinas de corte é destaque

19 de julho de 2013 - Os tradicionais teares de corte de rochas ornamentais estão dando lugar a máquinas e equipamentos modernos que prometem aumentar a produtividade, a qualidade e a redução de custos das indústrias. A bola da vez no setor é a tecnologia de multifios usada em máquinas de corte. Aproveitando o bom desempenho do mercado, as empresas fornecedoras vão apresentar na Cachoeiro Stone Fair 2013 todas as novidades para o setor de beneficiamento de mármore e granito.

São máquinas com 30, 32, 42, 68 e até 88 fios que estarão expostas e disponíveis para comercialização. Consideradas as “queridinhas” no segmento, os empresários adiantam que a corrida para atualizar o maquinário já começou. “Só nos primeiros meses de 2013, vendemos o dobro da minha produção anual e já tenho máquinas para entregar em fevereiro de 2014”, disse Diego Hedel, gerente de vendas da Hedel Máquinas e Equipamentos. A empresa Hedel vai participar do evento apresentando uma multifios de 42 fios, além da versão anterior, com 32 fios.

Em fevereiro o governador Renato Casagrande assinou documento de incentivos para o setor de rochas. O decreto concede diferimento de ICMS para o setor e contempla máquinas e equipamentos utilizados no processo de extração e beneficiamento. “O desempenho do mercado é resultado de incentivos e programas de financiamento”, comentou Hedel.

Alberto Martignoni, da Gaspari Menotti, destaca que o sistema multifios é uma tecnologia que já faz parte da realidade do setor e a tendência é que todas as empresas de beneficiamento substituam os teares. “O multifios está consolidado e não tem mais volta”, disse, ao ressaltar que a empresa irá levar para a feira de Cachoeiro um multifios de 68 e um forno para secagem de chapas. “São tecnologias que fazem a diferença no volume e na qualidade de produção de uma empresa”, disse.

A italiana Pedrini também aposta nos multifios e nos fornos para secagem: a empresa irá apresentar o forno microwave para resinas, que reduz para duas horas todo o processo de resinagem de chapas. O mesmo processo em fornos convencionais dura cerca de 24 horas. “As empresas estão investindo mais em tecnologia e, consequentemente, estão mais competitivas”, disse Alberto Fusco, representante no Brasil.

Ele ressalta que as empresas do setor de rochas ornamentais já estão substituindo os teares convencionais pelas multifios. Os motivos são simples: redução do tempo de operação e de custos, trazendo agilidade ao processo de beneficiamento de mármores e granitos. “É uma tecnologia que não tem mais volta”, ressaltou.

Edoardo Russo, representante da italiana BM no Brasil, destaca que além do ganho em produtividade e redução de custos de produção, as máquinas multifios não causam impacto ao meio ambiente, já que o material eliminado no processo de corte não contém substâncias que prejudicam o solo. “A lama abrasiva dos teares multifios não contém granalha, cal ou ferro e por isso não prejudicam o meio ambiente”, disse.

Ele afirma que a tecnologia é o presente do setor e que o empresário do setor não pode mais pensar em adquirir nenhum equipamento que não tenha uma tecnologia de ponta. “Já está comprovado o aumento da produção, a redução de custo e impacto ambiental e, além disso, é um equipamento muito confiável”, ressaltou.

Fonte: Cachoeira Stone Fair 2013

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: