Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Teto de shopping desaba em Osasco e carros caem na praça de alimentação

Texto: Naíza Ximenes

Prefeitura da cidade cassou o alvará do estabelecimento após o ocorrido

foto aérea do momento em que o teto do shopping cai e derruba cinco veículos no pavimento inferior
O Osasco Plaza Shopping não se manifestou até o momento (Foto: Reprodução)

09/03/2023 | 12:02 –  Na tarde desta quarta-feira (8), o teto de um shopping em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, desabou. Uma parte da laje rompeu, fazendo com que cinco veículos caíssem sobre a praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping. O acidente aconteceu por volta das 14h30 e não deixou feridos.

Leia também

Vitacon bate recorde de vendas com novo empreendimento
Tecnologia experimental alemã produz carbono a partir do ar
TAV Brasil avança no projeto de trem-bala entre RJ e SP e busca por parcerias

O local foi evacuado por oito equipes do Corpo de Bombeiros da cidade, que constataram que a laje destruída ficava entre o cinema e uma loja. A prefeitura da cidade informou que a cobertura havia sido construída há 10 anos, para fechar uma claraboia, e já apresentava fissuras há alguns dias, que provocaram o rompimento de uma rede de água.

A equipe de segurança notou a fenda ao ver um pó branco caindo do teto e isolou a área. Após o desabamento — que também resultou na queda de cinco veículos que estavam na área de estacionamento, no piso superior —, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as equipes do Corpo de Bombeiros analisam imagens para identificar se havia alguém no local. Além do Corpo de Bombeiros, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, a Guarda Municipal e a Defesa Civil permanecem no local. A ocorrência será apresentada ao 5º Distrito Policial do município.

Com o acidente, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou a cassação do alvará de funcionamento do empreendimento, que permanecerá interditado até segunda ordem. Um novo documento só será liberado após análise do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), da Polícia Civil, da Defesa Civil e após a divulgação de um laudo técnico comprovando a ausência de riscos no local.

“Vamos pedir um laudo pericial de toda a estrutura para averiguar as condições possíveis de funcionamento ou não. Não temos compromisso e nem prazo para a abertura. Enquanto não tiver todos esses órgãos técnicos e uma perícia, um laudo estrutural integral do local, o shopping não será reaberto”, disse o prefeito, que afirmou que a documentação estava atualizada, até o acidente.

Essa não é a primeira vez que o edifício passa por adversidades do tipo. Em 1996, uma explosão provocada por um vazamento de gás na praça de alimentação desse mesmo shopping provocou a morte de 42 pessoas. Em 2015, uma forte chuva ocorrida na cidade de Osasco provocou a queda de uma placa de gesso do teto da praça de alimentação desse mesmo shopping. Nessa ocasião, ninguém ficou ferido.

Por fim, o Crea-SP afirmou que está apurando, junto à prefeitura e à Defesa Civil do município, a responsabilidade técnica pelo projeto e execução do shopping center. O órgão dará início a um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.

O Osasco Plaza Shopping não se manifestou até o momento.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: