menu-iconPortal AECweb

Tramontina investe na ampliação do setor de materiais elétricos

Texto: Naíza Ximenes

A empresa inaugurou a nova estrutura do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD) para ampliar a capacidade de inovação e pesquisa da fábrica de materiais elétricos

foto do novo prédio da Tramontina
O prédio possui sete laboratórios marcados pela modernidade e tecnologia, e ocupa uma área construída de 2 mil metros quadrados (Foto: Tramontina/Divulgação)

28/02/2023 | 16:15 –  A Tramontina — empresa brasileira fundada em 1911 e especializada na fabricação de utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas, manutenção industrial, construção civil, materiais elétricos e outros — inaugurou, na última semana, o Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD), no Rio Grande do Sul.

Leia também

Após 4 meses de queda, confiança da construção registra crescimento em fevereiro
Construção de trem-bala que ligará Rio a SP ganha autorização
Empresas construirão 3 mil moradias em Sorocaba

A iniciativa de reforma do prédio — que ocupa uma área construída de 2 mil metros quadrados e possui sete laboratórios, marcados pela modernidade e tecnologia — representa um dos investimentos para atender as demandas da fábrica de materiais elétricos. Através do CIPeD, os especialistas poderão não só recriar os ensaios realizados pelos organismos de certificação acreditados pelo Inmetro, como também ampliar a capacidade de inovação dos produtos, o padrão de qualidade, a confiabilidade e a precisão das criações destinadas às instalações elétricas, conforme as necessidades de mercado.

O Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, André de Lima, comentou que “a ciência aplicada no CIPeD favorece o controle de processos e a análise da conformidade dos produtos com as principais normas de fabricação, de desempenho e segurança exigidos no Brasil e no exterior, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de novos itens, impulsionando o crescimento da empresa”.

A unidade de materiais elétricos da Tramontina possui 47 anos de experiência na produção e comercialização de soluções que atendem a diversos segmentos, incluindo tomadas, placas, interruptores, disjuntores, eletrodutos e produtos de iluminação voltados ao público residencial, comercial e industrial.

Novidades no CIPeD

A Tramontina contou que, para atender à demanda crescente, investiu não só em novos mecanismos, como na capacitação de seus recursos humanos. Isso porque o intuito da empresa é, sobretudo, aprimorar a análise da conformidade em padrões de:

• Metrologia e instrumentação;
• Materiais metálicos;
• Materiais poliméricos;
• Luminotécnico;
• Plugues, tomadas e interruptores;
• Eletros; e
• Produtos para proteção e comando.

Para isso, as aquisições incluem uma segunda máquina de medição tridimensional CNC, com capacidade de processamento superior ao modelo em operação na empresa; uma máquina de medição óptica sem contato, que favorece a perfeição do dimensionamento das matérias-primas utilizadas nos produtos; e o equipamento de névoa salina, que permite o ensaio de corrosão em matérias-primas metálicas e a verificação do atendimento às normas e especificações exigidas.

“Realizamos os ensaios preliminares, que nos apontam os resultados dos produtos, antes mesmo destes serem submetidos aos ensaios de certificação pelos organismos credenciados. Os nossos laboratórios também estão prontos para verificar a eficácia das alterações de projetos, mantendo a confiabilidade dos produtos que evoluem conforme as necessidades de mercado”, explica o diretor da Tramontina.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: