Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Três novos projetos de revisão de normas entram em consulta nacional

Texto: Naíza Ximenes

A iniciativa é da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

foto de um desenho de um projeto, com uma casa em miniatura em cima, em construção, que está rodeada por bonecos construtores e materiais de brinquedo
O projeto de revisão tem o intuito de garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos no cenário abordado pela norma, de forma que as determinações se mantenham atualizadas e em consonância com as inovações tecnológicas (Foto: Romolo Tavani/Shutterstock)

23/02/2023 | 14:20 –  A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou três novos projetos de revisão de Normas Brasileiras (NBR) em consulta nacional. Todos eles são relacionados à indústria da construção e envolvem estruturas resistentes a sismos, edificações em light wood frame, saneamento básico e componentes e sistema hidráulico predial.

Leia também

Manual de Aplicação da NR-12 oferece informações sobre segurança no trabalho
Contrato imobiliário corrigido pela Selic é validado pelo STJ
Relançamento do Minha Casa, Minha Vida ganha novas diretrizes

O projeto de revisão tem o intuito de garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos no cenário abordado pela norma, de forma que as determinações se mantenham atualizadas e em consonância com as inovações tecnológicas.

A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma. Além disso, qualquer pessoa pode enviar comentários à ABNT, por meio do site. Terminada a consulta nacional, a comissão de estudo volta a se reunir para relatar os comentários emitidos, que são analisados.

Se forem considerados pertinentes — e, com isso, o Projeto de Norma for alterado em conteúdo —, ele volta à consulta nacional. Se a alteração for apenas de forma, não há necessidade de nova consulta.

Após o projeto de revisão ser devidamente aprovado e publicado, a comissão de estudo permanece aberta para promover atualizações no texto, no máximo, a cada cinco anos, conferindo, assim, um caráter evolutivo no processo de revisão.

As NBRs que entraram em consulta nacional são:

ABNT/CB-002 Construção Civil

• Projeto de revisão ABNT NBR 15421, sobre Projeto de estruturas resistentes a sismos – Procedimento. Consulta aberta a contribuições até o dia 15/03/2023.

• Projeto de revisão ABNT NBR 16936, sobre Edificações em light wood frame. Consulta aberta a contribuições até o dia 06/03/2023.

ABNT/CB-177 Saneamento Básico

• Projeto de emenda ABNT NBR 17015, sobre Execução de obras lineares para transporte de água bruta e tratada, esgoto sanitário e drenagem urbana, utilizando tubos rígidos, semirrígidos e flexíveis. Consulta aberta a contribuições até o dia 16/02/2023.

ABNT/CB-178 Componentes de Sistema Hidráulicos Prediais

• Projeto de revisão ABNT NBR 15939-1, sobre Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Polietileno reticulado (PE-X) – Parte 1: Requisitos e métodos de ensaio. Consulta aberta a contribuições até o dia 16/03/2023.

• Projeto de revisão ABNT NBR 15939-2, sobre Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Polietileno reticulado (PE-X) – Parte 2: Procedimentos para projeto. Consulta aberta a contribuições até o dia 16/03/2023.

• Projeto de revisão ABNT NBR 15939-3, sobre Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Polietileno reticulado (PE-X) – Parte 3: Procedimentos para instalação. Consulta aberta a contribuições até o dia 16/03/2023.

Para votar, basta clicar no projeto de ABNT NBR, fazer login no site da ABNT e visualizar o projeto.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: