menu-iconPortal AECweb

Túnel começa a ser escavado no Centro de Niterói

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Ligação promete reduzir o trânsito em 25%, além de facilitar o acesso de ônibus ao Terminal Rodoviário João Goulart


Inaugurado no início do mês, túnel Charitas-Cafubá [foto] facilitou o acesso na zona Sul de Niterói; no centro da cidade, túnel da Praça da Renascença deve ser entregue no segundo semestre (crédito: Prefeitura de Niterói (RJ))

24/05/2017 – O túnel da Praça da Renascença, na região central de Niterói (RJ), começou a ser escavado na semana passada. A passagem de 500 metros, 150 deles subterrâneos, tem o objetivo desafogar o trânsito local e facilitar o deslocamento de ônibus entre o Terminal Rodoviário João Goulart e a Zona Norte e São Gonçalo. É estimado que o tráfego fique 25% mais rápido entre o deslocamento do Centro à Zona Norte.

Durante a fase de escavação serão realizados desvios no trânsito. A obra é uma parceria da Prefeitura de Niterói com a concessionária Ecoponte. Segundo o diretor-superintendente da Ecoponte, Alberto Lodi, essa etapa deve durar 45 dias; depois, será iniciada a fase de construção. A inauguração está prevista para o segundo semestre deste ano.

Zona Sul

Para a prefeitura, o impacto do mergulhão da Praça da Renascença para os moradores da Zona Norte é semelhante ao do túnel Charitas-Cafubá para os moradores da Região Oceânica e da Zona Sul. A ligação foi inaugurada no último dia 6 de maio. É composta por duas galerias, uma em cada sentido, com 1.350 metros de extensão cada e três pistas, duas para carros e uma para ônibus, além de uma ciclovia.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: