Unesco aprova criação do título de Capital Mundial da Arquitetura
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Solicitação apresentada pela União Internacional dos Arquitetos sugeria que as cidades-sede de seus congressos mundiais trienais recebessem a denominação temporária
A cidade do Rio de Janeiro pode ser a primeira a receber o título já que será sede 27° Congresso Mundial de Arquitetos em 2020 (crédito: vitormarigo/ shutterstock)
24/10/2017 | 11:30 – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou o projeto da União Internacional dos Arquitetos (UIA) que solicitava que cidades-sede de seus congressos mundiais passassem a ser denominadas “UIA/Unesco World Capital Of Architecture”, ou Capital Mundial da Arquitetura, em português. O anúncio foi feito pelo presidente da UIA, Thomas Vonier.
A decisão beneficia a cidade do Rio de Janeiro, que será sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos, em 2020, e pode ser a primeira ‘’Capital Mundial da Arquitetura’’. Nivaldo Andrade, presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DN), comentou que seria uma feliz coincidência, já que “a cidade foi também a primeira a receber da Unesco o título de paisagem cultural urbana em razão das relações peculiares entre a cidade e a natureza”.
Leia também:
RJ sedia a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo
Anuário reúne dados do setor de arquitetura e urbanismo no Brasil