Uso de módulos habitacionais é tendência no Brasil

Texto: Redação AECweb

Material é visto como alternativa para atender demandas habitacionais ou outras mais urgentes.

24 de janeiro de 2012 - O uso de containers ou de módulos habitáveis é, cada vez mais, alternativa usada por quem quer construir por menor preço e mais rápido. Por isso, já podem ser achados em prédios usados como escritórios, lojas, alojamentos, estandes, quartos de plataforma de petróleo, hospitais, camarins e grande número de aplicações.

No Brasil, a tendência se acentua e cresce o uso de ambientes feitos com containers e painéis modulares. Esse tipo de material é visto como alternativa para atender demandas habitacionais ou outras mais urgentes.

Como as estruturas modulares são leves e encaixáveis, o tempo de transporte e montagem é curto, se comparado às obras em alvenaria. Em alguns casos, podem ficar prontas em menos de 30 dias. Além disso, o aço é considerado um material seguro, por não ser inflamável.

Uma construção modular pode ser remodelada de acordo com as modificações de uma planta e adaptada a praticamente qualquer exigência. O arquiteto Evandro Costa, especialista no uso de módulos, defende a técnica.

Segundo ele, por não ser uma estrutura fixa, a construção em módulos pode até ser mudada de lugar, com custo consideravelmente menor que o de uma outra construção. "E sem deixar qualquer tipo de resíduo ou agressão ao solo", explica Costa.

Fonte: O Dia