Variação do CUB-DF/m² é influenciada pelo bloco cerâmico em agosto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Preço do material teve leve redução

06 de setembro de 2013 - Um item com grande representatividade refletiu no resultado final do Custo Unitário Básico do Distrito Federal (CUB-DF/m²) no mês de agosto. O componente “bloco cerâmico para alvenaria de vedação 9 cm x 19 cm x 19 cm” teve uma leve redução e fez com que o CUB/m² do mês analisado apresentasse variação de 0,05%.

Com isso, o valor do CUB-DF/m² em agosto ficou em R$ 999,67 em relação a julho, quando a variação foi de 0,66%, chegando ao valor de R$ 999,13. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira, 5 de setembro, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF).

O cálculo do índice é a somatória das combinações de preços e pesos dos insumos, para cada especificação. Vale ressaltar que o CUB-DF/m² não engloba o valor real do metro quadrado de uma obra. O índice representa o custo parcial da obra e não leva em consideração os demais custos adicionais, como, por exemplo, elevadores, fundações especiais, ligações de água, luz e esgoto.

Cálculo mensal

Para obter este resultado mensal, o CUB/m² inclui a avaliação de materiais com 25 itens; mão de obra de servente e pedreiro; despesas administrativas referentes ao custo da contratação ou salário mais encargos sociais pagos ao engenheiro; e equipamento, representado pelo aluguel de betoneira.

No mês em análise, 11 dos 29 insumos que participam da pesquisa apresentaram aumento em seus preços, oito registraram redução e dez permaneceram com seu preço estável.

Dados relevantes

O Índice Geral de Preços (IGP-M) registrou variação de 0,15%, em agosto de 2013, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), 0,31%. Nos últimos 12 meses, o CUB-DF apresentou variação acumulada de 5,57%, enquanto a variação acumulada do IGP-M foi de 3,85% e, do INCC, foi de 7,74%, no mesmo período.

Fonte: Sinduscon-DF