Venda de materiais de acabamento supera os básicos, diz Abramat
Os básicos tiveram queda de 3%, na mesma comparação
24 de junho de 2011 - A venda de materiais de construção considerados de acabamento superou o desempenho dos itens básicos em maio, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
De janeiro a maio, as vendas para acabamento cresceram 7,80% em relação ao mesmo período do ano passado. Os básicos tiveram queda de 3%, na mesma comparação.
É provável que o comportamento se equilibre entre os materiais de base e acabamento nos próximos meses. O ciclo natural de uma obra pode durar de um ano e meio a dois anos em média, comenta Melvyn Fox, presidente da Abramat.
O faturamento total do setor em maio apresentou crescimento de 6,48% na comparação com o mês de abril. No acumulado de janeiro a maio deste ano, as vendas apresentaram um crescimento de 0,57% em relação a 2010. Isso mostra que o setor continuará crescendo aquem das expectativas previstas no começo do ano, mas continuará a acompanhar a tendência da economia brasileira como um todo, explica a Abramat.
Já o número de empregados teve alta de 1,15% em maio, na comparação com abril. A estimativa do setor para o ano continua em alta de 7%.
Fonte: G1