Venda de materiais de construção cai em janeiro

Texto: Redação AECweb

Recuo é típico no início de cada ano, diz associação do setor

23 de fevereiro de 2011 - As vendas de materiais de construção entraram em 2011 em ritmo menor que o visto no final do ano passado. Em janeiro, o movimento foi 2,64% menor que em dezembro, informou nesta terça-feira (22) a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Já em relação a janeiro de 2010, as vendas aumentaram 1,45%.

A queda mensal, segundo a entidade, é resultado da formação de estoques em dezembro, quando o consumo de materiais tende a ser sazonalmente maior.

Em nota, o presidente da Abramat, Melvyn Fox, disse que a queda nas compras foi típica de início de ano. “É provável que o comportamento se equilibre entre os materiais de base e acabamento nos próximos meses. Esse crescimento maior da indústria de acabamento está associado ao avanço das obras iniciadas na fase de elevado crescimento do setor, antes da crise”.

No mês passado, as vendas de itens de acabamento tiveram alta de 10,79%, enquanto as de materiais básicos caíram 3,24% na comparação anual.

A Abramat informou também que, em janeiro, o número de postos de trabalho gerados na indústria de materiais aumentou 6,86% ante o mesmo mês em 2010 e subiu 0,26% sobre dezembro.

A entidade prevê que o faturamento do setor aumente 9% no fechado deste ano, após encerrar 2010 com expansão de 12,1%. Para Fox, a tendência de crescimento é acentuar-se nos próximos meses.

Fonte: R7