Venda de material de construção eleva atividade do comércio em outubro
No mês passado, o comércio registrou aumento de 9,2% nas vendas, frente ao mesmo mês do ano passado
04 de novembro de 2010 - As vendas de materiais de construção aceleraram a atividade do comércio varejista em outubro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (3).
No mês passado, o comércio registrou aumento de 9,2% nas vendas, frente ao mesmo mês do ano passado.
Somente as comercializações do grupo Material de Construção apresentaram alta de 17,8% no período. Já as vendas de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática cresceram 11,8% no período e também influenciaram no desempenho do índice anual.
De acordo com o indicador, em outubro, frente a setembro, a atividade do comércio varejista registrou alta de 1,6%. Já no acumulado deste ano, houve aumento de 9,9%.
Comércio varejista frente a 2009
Em outubro, frente ao mesmo mês do ano passado, além dos grupos Material de Construção e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, outros grupos registraram aumentos nas vendas. É o caso do grupo Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas, cuja alta ficou em 7,9%.
Já o grupo Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios apresentou aumento de 3,2% nas vendas. Veículos, Motos e Peças foi o que apresentou o menor aumento no período, de 0,6%. E o grupo Combustíveis e Lubrificantes registrou desempenho negativo, com queda de 1,5% nas comercializações em outubro, frente ao mesmo mês de 2009.
Análise mensal
Com relação à análise mensal, alguns grupos apresentaram desempenho positivo nas vendas no período. O destaque ficou com Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas, que registrou aumento de 1,7% nas comercializações em outubro.
O desempenho do grupo Móveis, Eletroeletrônicos e Informática também foi positivo, com aumento de 0,9% nas vendas, principalmente por conta das condições favoráveis de crédito que o consumidor ainda encontra ao adquirir tais produtos. Já o grupo Material de Construção e Veículos, Motos e Peças registraram altas de apenas 0,5% e 0,1%, respectivamente.
Os demais grupos analisados pela Serasa registraram queda nas vendas no período: Combustíveis e Lubrificantes (-0,2%) e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (-0,2%).
Acumulado
Dentre os destaques que influenciaram o aumento das vendas no acumulado deste ano estão os grupos Material de Construção (16,9%), Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (15,5%), Veículos, Motos e Peças (13%), Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (9,8%) e Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas (5,2%).
No período, apenas o grupo Combustíveis e Lubrificantes registraram queda nas vendas, de 0,7%, segundo o indicador.
Sobre o índice
O indicador da Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.
Fonte: Infomoney - SP