Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Vendas de materiais de construção avançam em maio

Texto: Redação AECweb

Recuperação no varejo de materiais é sustentada principalmente pela maior oferta de crédito imobiliário

24 de junho de 2010 - As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 21,29 por cento em maio na comparação com igual mês do ano passado, no sétimo resultado positivo consecutivo após 12 meses de baixa.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela associação que representa o setor no país (Abramat). Em relação a abril, as vendas dos insumos avançaram 5,88 por cento e, nos cinco primeiros meses do ano, acumulam alta de 20,54 por cento sobre o mesmo intervalo em 2009.

De acordo com a entidade, a recuperação vista no varejo de materiais é sustentada principalmente pela maior oferta de crédito imobiliário e pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada até 31 de dezembro.

Em maio, as vendas internas de materiais básicos foram 23,7 por cento maiores na relação anual, superando aquelas de itens de acabamento, que aumentaram 16,76 por cento.

A associação informou ainda que, no mês passado, o nível de empregos na indústria de materiais teve alta de 10,07 por cento comparado ao mesmo período em 2009.

"Esses números são uma clara indicação de que a indústria de materiais retomou o nível de crescimento pré-crise", afirmou o presidente da Abramat, Melvyn Fox, em nota.

"Pelo lado da oferta de produtos, a indústria está atuando de modo a suprir a necessidade, e há fortes intenções de investimentos na capacidade produtiva, já para os próximos meses", acrescentou.

A Abramat estima crescimento de 15 por cento para a indústria de materiais de construção em 2010.

Fonte: G1

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: