Vendas de materiais de construção têm semestre abaixo do esperado
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Alcance das expectativas até o final do ano dependerá de novos estímulos do Governo para a Contrução Civil
18 de julho de 2013 – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) informa que em junho, a indústria apresentou queda de 3,4% com relação a maio. Já com relação a junho de 2012 teve aumento de 2,3%. No acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2012 as vendas aumentaram 3,7%. A estimativa de crescimento para 2013 continua em 4,5%.
“O resultado acumulado das vendas neste primeiro semestre ficou abaixo da expectativa de crescimento de 4,5% para 2013. O alcance das expectativas até o final do ano dependerá de novos estímulos do Governo para o setor da construção civil, da manutenção dos níveis de emprego e renda das famílias e do aumento do ritmo das obras de infraestrutura no segundo semestre”, comenta Walter Cover, presidente da ABRAMAT.
O executivo explica que resultado deste mês de junho foi o terceiro resultado positivo da série de comparação com os mesmos meses do ano passado, após valores negativos observados em fevereiro e março. Para os próximos meses, as expectativas apontam para continuidade de resultados positivos em relação ao ano passado, porém a expectativa de fechamento do ano em 4,5% só poderá ser mantida se o Governo atender ao pedido dos novos estímulos já citados.
O setor aguarda a desoneração de impostos federais e estaduais (IPI e ICMS), bem como a redução no custo do gás, uma importante fonte de energia para vários segmentos da indústria como cerâmica e vidros.
Fonte: Abramat