Vendas de material de construção crescem 12% em maio, diz pesquisa

Texto: Redação AECweb

Na comparação com abril, alta foi de 8%. Estímulo fiscal para o setor tem estimulado crescimento

15 de junho de 2010 - As vendas das lojas de material de construção cresceram 12% em maio na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a abril, a elevação corresponde a 8%, informou nesta segunda-feira (14) a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

O desempenho do setor vem sendo garantido pela manutenção da desoneração do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) - que completou um ano em abril e vale até o fim de 2010 - e também pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida, segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

A expectativa é de que esses fatores continuem beneficiando as vendas de materiais de construção ao longo do ano. A Anamaco revisou para cima o crescimento do setor no ano, de 10% para 11%.

"Estamos vendo que a tendência de crescimento tem se confirmado e que 2010 tem tudo para ser o melhor ano da história para o setor da construção civil", diz Conz em nota. No ano, o segmento acumula crescimento de 9,5% na comparação com os cinco primeiros meses de 2009.

Segundo levantamento da Anamaco, as vendas de produtos beneficiados com a redução do IPI cresceram 20% nos últimos 12 meses. Esses materiais ficaram em média 8,5% mais baratos para o consumidor final.

Fonte: G1