Vendas de material de construção não apresentam crescimento em junho
Com resultado do primeiro semestre Anamaco revisa estimativa de desempenho no ano de 8,5% para 6% sobre 2010
07 de julho de 2011 - O varejo de material de construção não apresentou crescimento no mês de junho, segundo a Anamaco. As vendas se mantiveram estáveis na comparação com maio e, também, na relação junho de 2011 sobre junho de 2010. “A Pesquisa Anamaco, desenvolvida pelo Ibope Inteligência, mostrava uma expectativa muito positiva de que junho seria um mês muito forte em vendas. No entanto o setor não teve o desempenho esperado”, explica Cláudio Elias Conz, presidente da entidade. O feriado prolongado, a menor quantidade de fins de semanas e de dias úteis em junho foram alguns fatores apontados como possíveis causas para o desempenho do mês.
No primeiro semestre de 2011, o setor apresentou um incremento no volume de vendas de 3,5% sobre o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas cresceu 5,5% na comparação com o mesmo período de 2010. “Apesar dos resultados positivos, a expectativa era de que o primeiro semestre seria bem melhor. Por causa disso, estamos revendo a nossa previsão de crescimento para 2011, antes de 8,5%, para 6% sobre o ano passado”, declara Conz.
No desempenho por região, as vendas na região Norte cresceram 2,2%, enquanto que no Sudeste e Nordeste elas permaneceram estáveis, mas tiveram queda de 1% no Sul e no Centro-Oeste.
Fonte: Anamaco