Vendas na indústria dos materiais de construção mantêm-se num patamar positivo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

De acordo com a ABRAMAT, intenção de investimento está em alta

01 de novembro de 2013 - A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulga o termômetro mensal, referente ao desempenho de vendas em curto prazo no mercado interno. Assim como nos meses anteriores as expectativas de vendas para o mês de novembro continuam boas. Já as intenções de investimentos cresceram em comparação a setembro.

O estudo deste mês aponta que 68% das indústrias consideraram o mês de outubro favorável às vendas. Para novembro, a perspectiva é ainda melhor, com 76% avaliando o período como bom. A intenção de investimentos também é vista como boa, com 71% das empresas pretendendo investir nos próximos 12 meses. O número é 4 pontos percentuais maior que o apresentado em setembro (67%) e igual ao mesmo período de 2012.

“Os estímulos do governo federal através dos programas de melhoria de renda das famílias, associados à baixa taxa de desemprego e à disponibilidade de credito em condições favoráveis para reformas e ampliações têm mantido uma demanda favorável para materiais de construção. Esperamos que os projetos de infraestrutura deslanchem nesse final de ano para podermos ter o último trimestre do ano mais aquecido”, afirma o presidente da ABRAMAT, Walter Cover.

A sondagem aponta também que 85% das empresas estão otimistas ou indiferentes quanto às expectativas sobre as ações do Governo para o desenvolvimento do setor a médio prazo.

O nível atual de Utilização da Capacidade Instalada é de 83%, mesma média verificada no mês anterior.

Fonte: ABRAMAT