Voltados para o setor da construção civil, cursos são oferecidos no Galeão

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Centro Vocacional Tecnológico tem laboratórios, simulando o ambiente da atividade profissional

31 de janeiro de 2013 - A necessidade de ingressar no mercado de trabalho e ter retorno financeiro rápido aumentou a procura pela especialização. Valdecir Pacheco, aluno do curso técnico de construção civil do Centro Vocacional Tecnológico-Ilha (CVT-Ilha), que fica no bairro Galeão, diz que optar pelo curso o ajudou a melhorar seu padrão de vida.

— Antes, eu trabalhava em obra; com o curso, aprendi detalhes que me ajudaram a aprimorar o meu trabalho. Agora, sou autônomo e ganho mais — afirma Pacheco.

Voltado para o setor da construção civil, o CVT-Iha tem laboratórios específicos para os cursos propostos, simulando o ambiente da atividade profissional.

O Centro Vocacional Tecnológico faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e fornece qualificação profissional focada na vocação econômica regional. Além do CVT, existe o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), com oferta de cursos mais abrangentes.

O CVT está oferecendo 215 oportunidades de cursos gratuitos, como encanador, instalador predial, eletricista, instalador predial de baixa tensão, aplicador de revestimento cerâmico, almoxarife de obras, pedreiro de alvenaria, pintor de imóveis e informática.

O presidente da Faetec, professor Celso Pansera, destaca que a unidade tem capacidade para formar 800 alunos por ano e que a aceitação no mercado é grande.

— Saber que ex-alunos do CVT têm sucesso na vida profissional me dá muito orgulho — diz Pansera.

Retorno financeiro garantido

Marcella Dantas, moradora do Galeão, fez o curso de informática no CVT e ficou satisfeita.

— Eu estava desempregada, e, com o curso, arrumei um emprego de recepcionista — conta ela.

Marise Fernandes fala com animação sobre a experiência no curso de cabeleireiro do Cetep-Ilha:

— Hoje, eu tenho clientes o dia todo. No fim de semana, o número aumenta. Estou juntando dinheiro para abrir meu próprio salão.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu mais de 114 mil vagas gratuitas para seus cursos técnicos profissionalizantes no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30.

Fonte: O Globo