Wavin lança linha de PVC com 75% de redução na pegada de carbono
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O novo PVC biocircular está disponível desde dezembro de 2022 na Holanda, onde fica a sede da empresa
A nova linha também é mais resistente e durável (Foto: Wavin/Divulgação)
06/02/2023 | 11:13 — A fabricante holandesa de tubos de plástico Wavin, fornecedora internacional de soluções para o setor global de construção e infraestrutura, lançou uma nova linha de produtos de PVC. Alinhado às iniciativas sustentáveis da multinacional, o novo PVC biocircular ganhou redução de 75% na pegada de carbono em comparação ao produto tradicional.
Leia também
• Estudo analisa o uso do biocarvão na construção civil
• Açolab Venture investirá em startup do setor energético
• ABNT publica a primeira norma nacional sobre o grafeno
A novidade, lançada somente na Europa até o momento, foi idealizada para propor uma solução de água potável com base biológica. O intuito era oferecer às concessionárias de serviços públicos, sejam elas de água ou de infraestrutura, uma linha de peças ecologicamente corretas e de última geração.
Assim, além do avanço no quesito sustentável, a nova linha também teve a resistência e a durabilidade reforçadas, bem como um processo de produção mais eficiente. Ao reiterar a possibilidade de reciclagem do produto, a Wavin explicou como o processo de redução da pegada de carbono aconteceu: substituindo o etileno por um bioetileno alternativo, de um fluxo de resíduos de biomassa — o óleo vegetal.
O produto é construído a partir de uma matéria-prima certificada pelas normas Internacionais de Sustentabilidade e Certificação de Carbono (ISCC). Além disso, a Wavin optou por garantir a total transparência nas práticas de abastecimento e ética, bem como contribuir para evitar riscos à biodiversidade, uso da terra e conflitos na cadeia alimentar.
Por fim, considerando que o desempenho ecológico e o desempenho técnico andam de mãos dadas, a holandesa certificou seu produto com a KIWA, uma empresa líder em testes e certificação, para garantir que seu portfólio de base biológica ofereça as mesmas propriedades técnicas e desempenho ao seu portfólio de água potável existente.
“Ao reutilizar fluxos de matérias-primas naturais, estamos reduzindo nossa dependência de insumos de origem fóssil e combinamos materiais de baixo impacto ambiental com produtos inovadores, projetados para uma longa vida útil e reciclagem”, conta Ronald Bal, gerente Global de Economia Circular da Wavin.
“Com este lançamento, buscamos a verdadeira sustentabilidade na indústria global de construção, mantendo nossos padrões de alta qualidade para distribuição segura de água. A Wavin também pretende expandir ainda mais o portfólio de soluções de base biológica, enquanto trabalhamos para cumprir nossa promessa de reduzir nossa pegada ambiental, liderar a transição para uma economia sustentável e circular e impactar vidas positivamente”, explica o executivo.