Workshop abordará gestão da conservação de edificações
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Evento abordará o conjunto de projetos de lei na esfera municipal, estadual e federal que instituirá a obrigatoriedade de realização de vistorias/inspeções periódicas nos edifícios
12 de setembro de 2012 - Com apoio do SindusCon-SP e da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat-Brasil), o Secovi-SP realizará em 21 de setembro o workshop ‘Inspeções Prediais e Estratégias de Manutenção para a Gestão da Conservação de Edificações’. Diante do acelerado ritmo de construção, o setor enfrenta o desafio de desenvolver ações para aperfeiçoar os mecanismos que permitam a redução dos riscos. Aliado a isso, existe a preocupação do público com as ocorrências de falhas que envolveram, desde a ruína de edifícios, antes mesmo do término da obra, até o desabamento de outros, em decorrência de falhas de manutenção ou intervenções inadequadas.
Em paralelo, o evento abordará o conjunto de projetos de lei na esfera municipal, estadual e federal que instituirá a obrigatoriedade de realização de vistorias/inspeções periódicas nos edifícios, as quais o mercado terá de se adaptar. Porém, para que a iniciativa seja útil e positiva, os especialistas acreditam que a obrigatoriedade legal terá de vir acompanhada da estruturação de padrões, da emissão de normas orientadoras da realização das vistorias e inspeções e da disponibilização de programas de capacitação qualificados para formação complementar dos profissionais que realizarão tais atividades.
Entre os especialistas presentes na abertura do workshop, o SindusCon-SP será representado por Paulo Sanchez, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade. Dentro da programação, o painel “Principais mecanismos de deterioração atuantes e riscos resultantes para a segurança e vida útil de fundações e estruturas das edificações” será conduzido por Jorge Batlouni Neto, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do sindicato, e Bernardo Tutikian.
A última mesa redonda do dia, que debaterá o tema “Responsabilidades e ações necessárias do setor da construção no contexto atual para promover a conservação das edificações”, contará com a participação de Alexandre Luis de Oliveira, coordenador da Comissão de Trabalho Pós-Obra do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.
Com duração de 4h30, o encontro é direcionado para diretores e gerentes técnicos de empresas incorporadoras e construtoras; empresas de projeto e consultoria; profissionais de engenharia e arquitetura de empresas fabricantes de materiais e componentes de construção, de administração de condomínios, seguradoras e órgãos da administração pública.
Fonte: Sinduscon – SP