Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Zona Oeste do Rio terá R$ 2 bilhões para obras de revitalização

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Região ganhará 511 quilômetros (km) de rede de drenagem

27 de agosto de 2013 - Sede das principais competições da Olimpíada, a Zona Oeste receberá da prefeitura cerca de R$ 2 bilhões em investimentos para obras de urbanização até 2016. O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, calcula que 253 localidades e 2.246 vias receberão melhorias, beneficiando 556 mil pessoas.

Segundo Pinto, a região ganhará 511 quilômetros (km) de rede de drenagem, 1.850 km de rede de esgoto e água potável, bem como 555,5 km de rede de transformação na área denominada AP 5, que engloba 21 bairros.

Na sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes esteve em Guaratiba para participar de mais uma edição do projeto Prefeitura Itinerante. Na solenidade, Paes confirmou que o bairro terá também um pacote de obras de urbanização em 71 ruas. A visita foi iniciada na Praça do Rodo, onde será construída uma Nave do Conhecimento.

"A Nave do Conhecimento é um equipamento de muita qualidade, com muitos computadores, cinema, cursos de inglês, de tecnologia e robótica, além de várias atividades que vão qualificar os moradores de Guaratiba e melhorar a qualidade de vida", disse Paes.

Bairro Maravilha

Em seguida, o prefeito visitou as comunidades do Cajueiro, Itapecurumirim e Piraquê, que serão reurbanizadas por meio do programa Bairro Maravilha, da Secretaria Municipal de Obras (SMO). "Guaratiba não terá mais uma comunidade sem urbanização, asfalto, saneamento, drenagem e iluminação ou ruas sem nomes. Já investimos muito aqui e vamos continuar com as melhorias", disse o prefeito, destacando as intervenções na Estrada do Mato Alto e na Avenida das Américas, que foram duplicadas, e a construção do Túnel da Grota Funda e o BRT Transoeste.

A visita foi encerrada na Arena Carioca Abelardo Barbosa "Chacrinha", onde o prefeito recebeu os moradores da comunidade Vila Mar e anunciou o início da segunda fase das obras do Bairro Maravilha no local, que englobará 31 vias da região. O projeto atenderá também a 16 ruas da comunidade Piraquê, 11 no Cajueiro/Mato Alto e Avenida José dos Campos, além de sete na Itapecurumirim e seis na Estrada do Magarça.

Essa é a quarta vez que a Prefeitura Itinerante está na Zona Oeste, onde foi realizada a primeira edição do projeto, há cerca de quatro anos. O prefeito já levou o seu gabinete quatro vezes para a Zona Norte, em bairros como Vigário Geral, Jardim América, Penha, Complexos da Penha e Alemão, três vezes para outros bairros da Zona Oeste, como Campo Grande, Bangu, Magalhães Bastos, Santa Cruz, entre outros, e uma para Ilha do Governador.

Fonte: Jornal do Commercio
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: