Diretor da Ceramfix aposta na industrialização da construção
Em entrevista ao Portal AECweb, Julio Fratantonio, Diretor Comercial, de Marketing e Estratégia da Ceramfix, fala sobre a importância da educação continuada e de uma indústria colaborativa
O diretor comercial, de marketing e estratégia da Ceramfix, Julio Fratantonio, é membro do conselho da AEC Academy, iniciativa de fomento à educação continuada e treinamento na construção civil do Portal AECweb.
Neste vídeo, ele fala sobre a estagnação nos processos construtivos e acredita que a evolução do setor está na industrialização. “A construção vai acontecer fora do canteiro. Ele será o lugar onde vamos encaixar todos os sistemas pensados com antecipação”, declara.
Em entrevista ao Portal AECweb, Fratantonio aborda, ainda, a importância de formar os profissionais do amanhã – já que deve haver uma demanda maior pela capacitação e profissionalização dos trabalhadores. Confira!
Portal AECweb – Quais são as principais tendências na Construção Civil?
Julio Fratantonio – Quando olhamos para a construção civil no nosso país, nos últimos 20 anos vemos certa estagnação... Um processo repetitivo, de quatro mil anos atrás, onde a gente, basicamente, empilhava tijolos.
De 20 anos para cá vimos algumas pequenas evoluções que nos dão muita esperança de um futuro ainda melhor. A entrada do drywall e os novos sistemas de construção a seco têm sido exemplos claros da transformação da construção civil brasileira. Mas isso ainda é só o começo...
A construção vai acontecer fora do canteiro de obras. O canteiro será o lugar físico onde vamos encaixar todos os sistemas pensados com antecipação. Como vertente estratégica e projetando 10, 20 anos para frente, precisamos pensar na harmonia entre os sistemas, na qualificação da mão de obra que vai fazer esse trabalho, como esses sistemas vão atender às leis vigentes atuais e do futuro próximo.
Portal AECweb – Qual o papel da indústria na melhoria da produtividade do setor?
Julio Fratantonio – O papel da indústria da construção hoje é, intrinsecamente, pensar em como ela pode ser mais produtiva, como ela pode estar linkada com outros sistemas, como ela pode fazer esse trabalho colaborativo com outras empresas para que os sistemas se encaixem.
Portal AECweb – Qual é a importância da educação continuada?
Julio Fratantonio – Quando projetamos o setor para daqui 10 ou 20 anos precisamos lembrar que ele não vai existir se as pessoas não estiverem no centro desse processo. Precisamos lembrar sempre que o que nós fazemos é para pessoas e por pessoas. Então nós precisamos pensar nas necessidades dessas pessoas o tempo todo. E, basicamente, não há construção sistêmica confiável no futuro se as pessoas não estiverem sendo capacitadas, treinadas, e se suas necessidades não estiverem sendo atendidas.
Portal AECweb – Você acaba de aceitar um convite do Portal AECweb para fazer parte do Conselho Editorial da AEC Academy, iniciativa na área da educação voltada para profissionais e empresas de toda a cadeia produtiva da construção civil. Qual é a sua expectativa a respeito?
Julio Fratantonio – O convite do AECweb para que a Ceramfix possa participar como parte do conselho é um sinal muito claro do caminho que nós e o AECweb estamos seguindo na busca dessa melhoria no nosso sistema construtivo. E fazer parte de um projeto com uma empresa tão renomada como o AECweb, tão vista, tão acessada pelo público do nosso segmento é, de fato, uma honra e uma satisfação enorme. Então nós ficamos honrados com essa oportunidade.
Leia também
Eduardo Toledo analisa o estágio do BIM na construção civil
Cláudio Mitidieri fala sobre principais tendências na construção civil
Mauricio Bianchi defende qualificação dos projetos na construção civil
Sócio da Tallento Engenharia acredita na digitalização dos canteiros