Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Diretor da Trisul vê industrialização como saída para falta de mão de obra

Profissional fala sobre a bem-sucedida experiência da companhia com a Universidade Trisul, que compartilha conteúdo técnico sobre construção

Publicado em: 09/04/2024

Texto: Eric Cozza

O diretor técnico da incorporadora e construtora Trisul, Roberto Pastor Jr., agora é membro do conselho da AEC Academy, iniciativa de fomento à educação continuada e treinamento na construção civil do Portal AECweb.

Neste vídeo, o engenheiro civil fala sobre a falta de mão de obra que deve ser enfrentada pelas empresas do setor nos próximos anos e aponta a industrialização e o uso de sistemas construtivos inovadores como soluções para amenizar a dimensão do problema.

Pastor Jr. comenta também sobre a iniciativa – rara na construção civil nacional – da Universidade Trisul, que compartilha conteúdo técnico com estudantes, profissionais e outras construtoras e incorporadoras. Confira!

Clique aqui, siga o canal do Portal AECweb no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre construção civil no seu celular.

Portal AECweb – Qual é a importância da formação continuada para profissionais da construção civil?

Roberto Pastor – Os profissionais saem da universidade sem aprender a tocar uma obra. E é muito importante qualificar, treinar e capacitar a mão de obra por meio de treinamentos, palestras e aproximação com os fornecedores. Só assim você vai conseguir evoluir a empresa porque você evoluiu o profissional que está dentro dela.

Portal AECweb – No que consiste a Universidade Trisul?

Roberto Pastor – Esse projeto surgiu há 7 anos. Percebi que lançando a Universidade Trisul eu poderia disponibilizar todo o nosso conhecimento de mercado. A ideia era passar esse conhecimento para o aluno que estava entrando no canteiro. Depois descobri que esse conteúdo também seria útil para nossos corretores e outras construtoras da capital e do interior de São Paulo, com suas equipes técnicas, além dos estudantes de universidades. O que colocamos lá são procedimentos técnicos. Não há nada para esconder. Como a nossa proposta na Trisul é ser bem aberto – e o pessoal que participa do Sinduscon em sua grande maioria também – percebi que não tinha nada para esconder. Pelo contrário, a ideia é mostrar, difundir conhecimento.

Portal AECweb – Você acaba de aceitar um convite do Portal AECweb para fazer parte do Conselho Editorial da AEC Academy, iniciativa na área da educação voltada para profissionais e empresas de toda a cadeia produtiva da construção civil. Qual é a sua expectativa a respeito?

Roberto Pastor – A minha expectativa é de poder contribuir com a minha experiência. Quando recebi o convite e vi as pessoas que fazem parte do Conselho, notei que são pessoas altamente gabaritadas, professores e colegas do setor. Eu também tenho uma boa experiência na parte construtiva. Acho que posso colaborar bastante e sei que vou aprender muito com eles. Então a minha expectativa é de contribuição, evolução e de poder transmitir alguma coisa do meu conhecimento colaborando com todos que estão participando do Portal AECweb.

Leia também

Eduardo Toledo analisa o estágio do BIM na construção civil
Cláudio Mitidieri fala sobre principais tendências na construção civil
Mauricio Bianchi defende qualificação dos projetos na construção civil
Sócio da Tallento Engenharia acredita na digitalização dos canteiros