Porcelanato líquido renova cerâmicas
Veja a tendência em design e acabamento que tem sido utilizada para personalizar ambientes de todos os tipos
O porcelanato líquido é uma solução consolidada em pisos, devido a fatores como fácil aplicação e perfeito nivelamento. Agora, a técnica assume uma nova forma em projetos de design e acabamento, sendo aproveitada em cerâmicas. Uma alternativa diferente, que encanta pelas várias combinações de cores, texturas e padrões, além de personalizar ambientes de todos os tipos.
A boa notícia é que o uso do porcelanato líquido em cerâmicas é bastante viável do ponto de vista de manuseio, ainda que o kit de materiais disponibilizado pelo mercado não tenha um custo tão competitivo. De qualquer maneira, é uma opção bem-vinda para criar alguns elementos de destaque no projeto.
Para mostrar na prática como o produto pode ser aplicado, gravamos um vídeo no Instituto da Construção, na unidade da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
Veja todas as etapas a seguir!
Como aplicar porcelanato líquido em cerâmicas
EPIs
- Máscara
- Luvas
- Óculos de proteção
Ferramentas
- Maçarico
- Recipientes de plástico
- Lixa 180
- Fita adesiva
- Trena
- Espátula dentada
- Espátula misturadora
- Nível bolha
Materiais
- Kit base autonivelante (resina, endurecedor e carga mineral)
- Kit acabamento autonivelante (resina e endurecedor)
- Pigmentos (opcional)
Preparo da peça
O primeiro passo é lixar a cerâmica. Em seguida, deve-se limpar a peça, tirando bem o pó, finalizando com um pano úmido por toda a superfície. Muito importante aguardar a secagem, que pode levar algumas horas.
Na sequência, é preciso envolver os cantos da cerâmica com uma fita adesiva para evitar que o porcelanato líquido escorra no momento da aplicação. Outra prática imprescindível é garantir o nivelamento da peça (para isso, use o nível).
Preparo da base
Comece essa etapa fazendo a medição da cerâmica, com auxílio de uma trena. Isso vai ser fundamental para calcular a proporção de cada material do kit de porcelanato líquido a ser utilizado (conforme orientações do fabricante). Nesse caso, o uso de uma balança é necessário.
Mistura da base
A resina deve ser colocada em um recipiente, em cima de uma balança, respeitando a proporção mencionada na etapa anterior. Caso prefira, adicione a carga mineral para dar ainda mais dureza à substância.
Mexa bastante a resina para receber o pigmento (cor do interesse do projeto). Misture novamente, agora para adicionar o endurecedor.
Uma dica: para garantir a perfeita homogeneização, coloque a mistura em outro recipiente.
Aplicação da base
Agora chegou o momento de despejar a mistura na base. É indicado começar pelas laterais da cerâmica, até espalhar a substância com uma espátula por toda a peça.
Feito isso, pegue o maçarico para estourar as bolhas. A secagem deve aguardar, aproximadamente, 12 horas.
Preparo do acabamento
Aqui é simples: pegue o kit de acabamento e repita as mesmas etapas do preparo da base. Novamente, vale ressaltar: faça a proporção adequada, seguindo sempre as recomendações do fabricante.
Necessário misturar bem a resina de acabamento, o pigmento e o endurecedor (despejar a substância em outro recipiente para finalizar a homogeneização).
Aplicação do acabamento
Aplicar a mistura de acabamento sobre a base, iniciando pelas laterais. Usar a espátula para espalhar por toda a peça.
Para finalizar, é possível usar outro pigmento para criar veios e efeitos (conforme necessidade do projeto). Geralmente, indica-se esse procedimento para peças acima de 30 x 30 cm.
Por fim, estourar as bolhas com o maçarico. A peça deve ser protegida por 24 horas para evitar que sujeiras e poeira grudem na peça.
Pronto!
Você já tem o porcelanato líquido aplicado como acabamento de cerâmica!
Colaboração técnica
- Wellington Pereira – Instrutor de formação profissional