Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Porcelanato líquido renova cerâmicas

Veja a tendência em design e acabamento que tem sido utilizada para personalizar ambientes de todos os tipos

Publicado em: 10/04/2024

Texto: Ian Vieira

O porcelanato líquido é uma solução consolidada em pisos, devido a fatores como fácil aplicação e perfeito nivelamento. Agora, a técnica assume uma nova forma em projetos de design e acabamento, sendo aproveitada em cerâmicas. Uma alternativa diferente, que encanta pelas várias combinações de cores, texturas e padrões, além de personalizar ambientes de todos os tipos.

A boa notícia é que o uso do porcelanato líquido em cerâmicas é bastante viável do ponto de vista de manuseio, ainda que o kit de materiais disponibilizado pelo mercado não tenha um custo tão competitivo. De qualquer maneira, é uma opção bem-vinda para criar alguns elementos de destaque no projeto.

Para mostrar na prática como o produto pode ser aplicado, gravamos um vídeo no Instituto da Construção, na unidade da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

Veja todas as etapas a seguir!

Como aplicar porcelanato líquido em cerâmicas

EPIs

  • Máscara
  • Luvas
  • Óculos de proteção

Ferramentas

  • Maçarico
  • Recipientes de plástico
  • Lixa 180
  • Fita adesiva
  • Trena
  • Espátula dentada
  • Espátula misturadora
  • Nível bolha

Materiais

  • Kit base autonivelante (resina, endurecedor e carga mineral)
  • Kit acabamento autonivelante (resina e endurecedor)
  • Pigmentos (opcional)

Preparo da peça

O primeiro passo é lixar a cerâmica. Em seguida, deve-se limpar a peça, tirando bem o pó, finalizando com um pano úmido por toda a superfície. Muito importante aguardar a secagem, que pode levar algumas horas.

Na sequência, é preciso envolver os cantos da cerâmica com uma fita adesiva para evitar que o porcelanato líquido escorra no momento da aplicação. Outra prática imprescindível é garantir o nivelamento da peça (para isso, use o  nível).

Preparo da base

Comece essa etapa fazendo a medição da cerâmica, com auxílio de uma trena. Isso vai ser fundamental para calcular a proporção de cada material do kit de porcelanato líquido a ser utilizado (conforme orientações do fabricante). Nesse caso, o uso de uma balança é necessário.

Mistura da base

A resina deve ser colocada em um recipiente, em cima de uma balança, respeitando a proporção mencionada na etapa anterior. Caso prefira, adicione a carga mineral para dar ainda mais dureza à substância.

Mexa bastante a resina para receber o pigmento (cor do interesse do projeto). Misture novamente, agora para adicionar o endurecedor.

Uma dica: para garantir a perfeita homogeneização, coloque a mistura em outro recipiente.

Aplicação da base

Agora chegou o momento de despejar a mistura na base. É indicado começar pelas laterais da cerâmica, até espalhar a substância com uma espátula por toda a peça.

Feito isso, pegue o maçarico para estourar as bolhas. A secagem deve aguardar, aproximadamente, 12 horas.

Espátula espalhando porcelanato líquido em cerâmicaÉ indicado começar pelas laterais da cerâmica, até espalhar a substância com uma espátula por toda a peça (Foto: Luiz Guilherme)

Preparo do acabamento

Aqui é simples: pegue o kit de acabamento e repita as mesmas etapas do preparo da base. Novamente, vale ressaltar: faça a proporção adequada, seguindo sempre as recomendações do fabricante.

Necessário misturar bem a resina de acabamento, o pigmento e o endurecedor (despejar a substância em outro recipiente para finalizar a homogeneização).

Aplicação do acabamento

Maçarico estourando bolhas do porcelanato líquido em cerâmicaAo final da aplicação, deve-se estourar as bolhas com o maçarico (Foto: Luiz Guilherme)

Aplicar a mistura de acabamento sobre a base, iniciando pelas laterais. Usar a espátula para espalhar por toda a peça.

Para finalizar, é possível usar outro pigmento para criar veios e efeitos (conforme necessidade do projeto). Geralmente, indica-se esse procedimento para peças acima de 30 x 30 cm.

Por fim, estourar as bolhas com o maçarico. A peça deve ser protegida por 24 horas para evitar que sujeiras e poeira grudem na peça.

Pronto! 

Você já tem o porcelanato líquido aplicado como acabamento de cerâmica!

Colaboração técnica

Wellington Pereira – Instrutor de formação profissional