Miniguia de porta de madeira
Não fique mais na dúvida: saiba especificar a porta de madeira para seu projeto, conheça as boas práticas e as melhores marcas, e veja o VÍDEO de instalação
Olhe bem para a sala, o quarto, a cozinha e o banheiro da sua casa. Ou, então, observe os ambientes do seu escritório ou da sua loja. Provavelmente, você vai perceber que em todos eles há um elemento em comum: a porta de madeira.
Esse tipo de porta está presente em muitos projetos. Não à toa, é considerada a “queridinha” do público. Que tal conhecer suas principais características e, ainda, descobrir o preço médio do produto e saber como fazer a instalação corretamente?
Bastar ler o conteúdo a seguir!
Quais são as melhores portas de madeira?
As melhores portas de madeira são:
- Porta de correr
- Porta pivotante
- Porta sanfonada
- Porta de uma folha
- Porta de duas folhas
A porta de madeira de uma folha é a mais indicada para ambientes externos e, principalmente, internos. Presa a um batente, ela se caracteriza por ser oca ou maciça. Sua abertura é a convencional, por dobradiças. Mas alguns modelos mais modernos podem funcionar abrindo para os dois lados.
É possível combinar facilmente esse tipo de porta com qualquer ambiente. Assim, o material pode receber acabamento em verniz, pintura e esmalte sintético. Também permite várias paginações. E para projetos mais sofisticados, o mercado oferece opções com visual mais arrojado.
Qual o melhor tipo de madeira para porta interna?
O melhor tipo de madeira para porta interna passa pelas seguintes opções:
- Angelim
- Carvalho
- Cedro rosa
- Cerejeira
- Eucalipto
- Freijó
- Ipê
- Mogno
- Nogueira
- Pinho
- Sucupira
- Tauari
O que varia de uma para outra, além da aparência, é a resistência – ainda que os ambientes internos não tenham um grau de exigência muito grande em comparação às áreas externas. Afinal, as portas utilizadas dentro de um estabelecimento não sofrem a influência de intempéries (sol, chuva e ventos).
Alguns modelos disponíveis no mercado são, de fato, mais fortes contra o ataque de cupins e de outras pragas, como as madeiras Ipê, Mogno e Sucupira – conforme o Instituto de Pesquisa Tecnológico (IPT). E quando o assunto é resistência à água, o Carvalho é uma ótima escolha – sendo indicado para portas de banheiros e cozinhas.
Outro fator muito importante é a durabilidade. Nesse quesito, se destacam as madeiras dos tipos Nogueira (que também é marcada por uma cor mais escura) e Angelim, sendo duas ótimas alternativas para projetos que buscam portas com o melhor custo-benefício.
Já as madeiras Pinho, Tauari e Freijó, por exemplo, são mais fáceis de trabalhar e possuem um acabamento mais neutro (cores mais claras), harmonizando-se perfeitamente com diferentes ambientes. Mas quem deseja um visual mais sofisticado, vale apostar na Cerejeira, que encanta pelo tom, que vai desde o vermelho intenso até o castanho-avermelhado claro.
Leia também: 6 dicas para especificar portas de correr de madeira.
Qual é o tamanho padrão de uma porta de madeira?
O tamanho padrão de uma porta de madeira é de 2,10 metros de altura. Sua largura vai de 60 a 90 centímetros. A boa notícia é que ela também pode ser feita sob medida, de acordo com a necessidade do projeto. Esse tipo mais tradicional tem uma abertura de, aproximadamente, 90 graus.
Preço da porta de madeira em 2023
O preço da porta de madeira em julho de 2023 é R$ 389,00 (porta lisa de madeira 70 cm x 210 cm | 80 cm x 210 cm – com fechadura e batente). Esse valor médio foi calculado com base nas cotações realizadas no Portal AECweb e no Construcompras.
Quais as melhores marcas de porta de madeira?
Existem no mercado grandes marcas de portas de madeira. Confira uma lista a seguir:
- Madel
- Pormade
- Germano Portas
- Eucatex
- Arouca
- Astra
- MGM Portas
O que é preciso para instalar uma porta de madeira?
Instalar uma porta de madeira exige atenção com alguns aspectos básicos, tais como: ler o manual do fabricante, observar a qualidade da madeira (não pode estar empenada ou com “nós” nem fora de esquadro) e providenciar os reforços de madeira.
Gravamos no Instituto da Construção – unidade do Campo Limpo, em São Paulo –, um vídeo de passo a passo que ensina a instalar uma porta de madeira. Importante: esse conteúdo mostra apenas a colocação da porta nos batentes, ou seja, não entra no mérito da pintura ou da instalação de dobradiças e fechaduras.
EPIs
- Óculos
- Capacete
- Luvas de borracha
Ferramentas
- Martelo
- Esquadro
- Prumo
- Trena
- Cunha
- Espuma expansível de poliuretano
- Nível
- Macete de borracha
Alinhamento, nivelamento, encaixe e acabamento
- Coloque o batente no vão. Importante se atentar para os espaços (2 cm de cada lado).
- Coloque as cunhas nos cantos do batente.
- Nivele e aprume o batente. Para isso, use o nível, o prumo e o esquadro.
- Faça o alinhamento do vão da porta com o batente. Depois, basta aprumá-lo. A distância máxima do prumo com o batente deve ser de 1 mm. Caso a porta esteja fora de nível, é necessário fazer um calço com madeira.
- Aplique a espuma expansível de poliuretano nos vãos. Uma dica é sempre deixar a bisnaga de cabeça para baixo. Em seguida, retire o excesso da espuma com um pano.
- Depois que a espuma secar, feche os vãos com uma massa de cimento e areia.
- Por fim, passe a lixa, aplique aguarrás e envernize a porta.
Assista a outros vídeos de aplicação em nosso canal do YouTube.
AGRADECIMENTOS
- Instituto da Construção – Unidade Campo Limpo - São Paulo (SP)
- Fábio Oliveira Mota – Instrutor de formação profissional